SEMDUH orienta sobre poda e supressão de árvores em área urbana no município de Santana

A Prefeitura de Santana por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano-SEMDUH, orienta os munícipes sobre a podagem e supressão de árvores, sejam elas do espaço público ou particular.

A orientação principal é que a população procure a SEMDUH no setor da Coordenadoria de Meio Ambiente-CMA, e preencha um requerimento solicitando a vistoria da equipe técnica ou de forma on-line via sustam 1doc.

Sonayra de Oliveira destaca que poda e supressão de espécies arbóreas, sem autorização é proibida e passível de notificação e multa para o autor: “Esse tipo de poda ou retirada completa de árvores só é possível com parecer técnico de vistoria. Estamos fazendo o alerta para que a população procure a CMA, quando necessário e solicite a Autorização Ambiental, para que os demais trâmites deste serviço seja feito de forma segura, evitando acidentes ou até mesmo mortes“, destacou a coordenadora de Meio Ambiente.

Segundo o secretário da SEMDUH, Helder de Lima, os munícipes precisam solicitar autorização antes de cortar ou fazer a poda ornamental de árvores no passeio ou quando a copa atrapalha o trânsito de pedestres ou atinge os fios de energia e telefone: “Estamos orientando e alertando a população quanto a este ato. E mais uma vez destacamos que o munícipe não pode fazer este serviço por contra própria, sem análise técnica e sem a autorização ambiental, até mesmo para avitar acidentes graves“, disse Lima .

Vale destacar que a Defesa Civil é responsável pela supressão de árvores, isto é; quando as árvores representam algum tipo de risco. E quando as árvores estão diretamente em contato com a fiação elétrica, a retirada deve ser feita por técnicos da Equatorial Energia, por sua vez a Prefeitura emite o licenciamento, ou seja, a autorização.

O Engenheiro Florestal Pablo Teixeira, informa e orienta que as árvores não necessitam de podas anuais. Essa cultura normalmente é feita de forma drástica, cortando-se totalmente a copa e produzindo resíduos, que muitas vezes são depositados irregularmente em áreas públicas e/ou terrenos privados.

As podas são necessárias quando

– Quando há interferências com semáforos, redes aéreas, luminárias, postes, placas indicativas e de trânsito, marquises, fachadas de prédio, telhados e outros;

– Galhos em conflito com redes elétricas têm manejo realizado exclusivamente pela companhia prestadora do serviço – no caso, a Equatorial Energia.

– Quando prejudicam a visibilidade do trânsito e a passagem de pedestres;

– Para eliminação de ramos secos, doentes, mal situados e atacados por pragas;

– Riscos de danos.

O que não devo fazer

– Poda drástica: corte de mais de 1/3 do volume total da massa verde da copa.

– Consequências: a árvore pode perder sua capacidade de recuperação, causando desequilíbrio, apodrecimento de galhos e tronco e consequente morte.

Em caso de dúvidas, os munícipes podem entrar em contato com o Atendimento SEMDUH, através do Whatsapp (96) 99176-7015 ou comparecer presencialmente na Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Habitação, que fica localizada na Avenida Santana, n° 2913, Bairro: Paraíso.

Keila Góes
Assessora de Comunicação SEMDUH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *