TURISMO BOTÂNICO E FLORAL EM SANTANA – Texto de Fernando Canto

Foto: Fernando Canto

Texto de Fernando Canto

Ir à casa de pessoas que gostam de plantas dá uma sensação de paz e de alegria, disse minha mulher Sônia, ao chegarmos na casa dos amigos Fernando e Elainy, na antiga vila do Staff da Icomi, no município de Santana. O enorme terreno com uma casa muito conservada da vila, com seus ladrilhos e esquadrias de madeira com basculantes e venezianas originais, dá uma ideia do que como viviam as pessoas nos tempos áureos daquela companhia que ao mesmo tempo em que explorava e vendia nossos minérios era o orgulho amapaense do sentido do progresso em um Território Federal recém-criado.

Casal de amigos (do Fernando e Sônia e meus também) e donos da “casa-verde-floral”, Elainy e Fernando. Foto do arquivo pessoal do Fernandinho.

É verdade que não vim aqui falar da casa, mas não pude deixar de observar as calçadas perfeitamente decoradas com pedaços de lajotas e ladrilhos tão bem assentados por experientes e profissionais pedreiros. O banheiro central possui uma banheira autêntica da época, um pouco desgastada pelo tempo e uma pia ornada de mosaicos prosaicos (aí não poderia deixar de rimar, né?); o piso de madeira também dá a dimensão do aproveitamento da matéria-prima local: amazônica em sua essência.

Rosas do Deserto – Foto: Fernando Bedran

Elainy se preparava para pegar um voo no Aeroporto Internacional de Macapá e logo se despediu. Nosso interesse era adquirir uns pés de rosa do deserto para presentear amigas da Sônia. E Fernando tinha uma canteiro que mais parecia um jardim clonal, com pés dessa planta em vários tamanhos. Ele apresentou algumas das plantações como as mangueiras, cujos frutos quase se arrastam pelo chão e fazem a alegria dos inúmeros passarinhos que por lá habitam, tais como pipiras, suís, bem-te-vis e sabiás, que têm até ninho na parede próximo ao teto da casa. Camaleões entram por cima dos muros assim como eventualmente os macacos-pregos da reserva ecológica vizinha que surgem,sempre brincalhões, nas copas de além muro do terreno.

Foto: Fernando Canto

Os pés de coqueiros, cajueiros, limão, romã e até pau-brasil emergem do tapete verde da grama do quintal em harmônica paisagem cuidadosamente planejada, como um resultado de uma aula de paisagismo botânico de Burle Marx. Entre caramanchões e a luz refletida pela piscina, pés de plantas decorativas e medicinais, também estão ali esperando as mãos dedicadas dos que amam os vegetais e, consequentemente, a natureza, essa deusa milagrosa da vida que o homem comum ainda não entendeu a razão do seu reinado no planeta. Samambaias balançam soltas em seus vasos aéreos, são avencas, cama de deus menino, azuis e simples; rosas vermelhas, rosas rosas, rosas do deserto, cana fichi, espada de são jorge, espada de santa bárbara, trevo vermelho, bougainvilles misto, vermelho e amarelo, dinheiro em penca, uma parreira, e dentro de uma velha antena parabólica inúmeros pés de onze horas coloridos. Há tantas espécies de flores e plantas que não saberia dizer o nome de todas. E eu nem contei que no quintal dois filhotes de Pit Bull crescem sem alarde para proteger a propriedade dos amigos do alheio.

Ao meio de uns goles da cerveja domingueira uma boa conversa sobre plantas e flores surge assim como um prazer inenarrável que dá sentido à vida no gesto da libação necessária para que a amizade também cresça como elas, pois tudo na vida precisa de cuidado para sobreviver. Elas estão lá na forma pura de suas energias e no seu permanente conteúdo perfumando de poesia neste domingo chuvoso sob a linha do equador. Tudo isso dá, mesmo, paz e alegria.

  • Voltar as raízes, admirando as plantas, e cercando-se delas no seu dia a dia , conforta, e apazigua…nos faz bem demais.
    Parabéns …Pelo texto mostrando o valor disto tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *