Vacina contra a gripe: idosos de Pedra Branca do Amapari são imunizados em casa

Começou na manhã de hoje, 23/3, a campanha nacional de vacinação contra a gripe, o Influenza/H1N1, tendo como primeiro público-alvo os idosos a partir de 60 anos.

A Prefeitura de Pedra Branca do Amapari, em virtude do plano de contingência contra o Coronavírus, diferentemente dos anos anteriores, está indo até os idosos. De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Cláudia Pimentel, a busca ativa foi a maneira encontrada para garantir que os idosos, que são considerados mais vulneráveis ao contágio pelo Coronavírus, mantenham o isolamento neste período de evolução da Covid-19 e evitem aglomeração nos postos de saúde.

“Fizemos um mapeamento completo nos bairros e comunidades. Por isso, onde houver idoso em casa, haverá a vacinação. Aqueles que não forem imunizados nesta segunda, serão ao longo da campanha. Não saiam de casa!” explica.

A vacina não previne contra o Coronavírus mas é considerada pelas autoridades uma aliada fundamental para evitar o previsto caos da rede pública de saúde com o agravamento da epidemia pela Covid-19. Protegidos contra os sintomas do Influenza, principalmente os idosos deixarão de procurar postos de saúde com sintomas de gripe, que em muitos casos são semelhantes aos do Covid-19.

A partir de 16 de abril, começam as imunizações em professores, profissionais da área de segurança e pacientes crônicos. Já a partir do dia 9 de maio, é a vez das crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e adultos de 55 anos até 60 anos.

Assessoria de comunicação da Prefeitura de Pedra Branca do Amapari

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *