Vereador de Macapá lamentou na tribuna da CMM que Dia Mundial da Juventude tenha passado em branco.

No Dia Internacional da Juventude o vereador Caetano Bentes (PSC) lamentou na tribuna da Câmara de Vereadores que a data tenha passado em branco no Amapá. Para ele, esta é a mais forte prova de que existe a necessidade de políticas públicas mais ativas para os jovens tanto no âmbito estadual quanto municipal.

Bentes também citou números estatísticos preocupantes. Entre eles os assassinatos nessa faixa etária ocorridos no Estado, que chegam a 130 registros por ano. A população de jovens no Amapá ultrapassa 45% da população que compreende a idade entre 15 a 29 anos, segundo levantamento do vereador.

Com um passado voltado para a atuação nas questões da juventude quando fez parte do movimento estudantil à frente da União dos Estudantes Secundaristas do Amapá (Uecsa), Bentes também lamentou que por falta de tais políticas, os jovens acabem sendo “empurrados” para a criminalidade.

“Se o jovem não tem perspectiva e nem oportunidade, o que lhe resta a não ser enveredar para o mundo do crime. Isso pode ser testemunhado por nós todos os dias no crescimento do número de assaltos e outros crimes como o tráfico, onde o jovem aparece como figura central”, considerou.

O vereador entende que se houvesse uma política de acompanhamento, com programas ininterruptos de apoio voltados para a educação, cultura e empreendedorismo, as estatísticas policiais envolvendo os jovens seriam muito diferentes do que as que se apresentam hoje. “Enquanto isso não acontece só temos a lamentar que nossa juventude esteja cada vez mais se afundando na criminalidade”, concluiu o vereador.

Gabinete Vereador Caetano Bentes
Texto: José Marques Jardim
Foto: Cleito Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *