150 dias de combate ao Coronavírus: dispensação de medicamentos em vans nas Unidades de referência apresenta queda

Desde o final do mês de junho, os atendimentos em unidades vocacionadas aos casos de Covid -19 em Macapá apresentam uma redução gradativa e com isso o número de atendimento nas farmácias dessas unidades também diminuiu, principalmente nas unidades móveis que dão apoio na dispensação de medicamento nas UBS’s Álvaro Corrêa e UBS Lélio Silva.

Em maio, quando as unidades foram implantadas, o número de atendimentos chegou a 5.337 atendimentos dia, diminuindo no mês de julho para 1.468, uma redução de 72,49 %. “Nos últimos dias nas duas Unidades móveis, os números de receitas dispensadas não chegam a 30”, explicou a coordenadora do Comitê de Combate a Covid, Silvana Vedovelli. Nesta segunda-feira, 10, por exemplo a Van da UBS Lélio Silva atendeu apenas 10 receitas de pacientes em busca de medicamentos, e na unidade móvel da UBS Álvaro Correa 6 receitas.

A maior parte dos atendimentos na dispensação de medicamentos está ocorrendo diretamente nas farmácias das unidades de referências. Nesta quarta-feira, 12 de agosto o número de receitas prescritas e dispensadas nas unidades foi de 426. Sendo 139 na UBS Lélio Silva; 157 na UBS Álvaro Corrêa; 74 na UBS Marabaixo; 56 na UBS Santa Inês.

Apesar da redução nos números de atendimentos e da diminuição na procura por medicamentos, a coordenadora Silvana alerta, que ainda não é o momento de relaxar, e sim de manter os cuidados e medidas de prevenção da doença, evitando assim um novo aumento nos números. “Uma das maneiras mais fáceis e eficazes de evitar a doenças infectocontagiosas como a Covid-19 ainda é adotando medidas simples de prevenção, como manter o distanciamento social; o uso de máscara; medidas de higiene, como lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão, incluindo os pulsos, entre os dedos e embaixo da unha; o uso de álcool em gel; manter os ambientes sempre ventilados e arejados, realizar a troca da máscara a cada 3 horas”, alertou.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Karla Marques
Assessora de comunicação
Fotos: Jonhwene Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *