30 anos de Psychocandy e a História de um Legado – Por @Adnoelp

pscandy1

Depois que o Movimento Punk acabou, sobraram apenas os resquícios, ou seja, a ressaca de quase uma década de muitos exageros, mas também de muita riqueza cultural. As bandas que compunham tal movimento acabaram, foram sugadas pela indústria cultural e logo após veio o Pós-Punk, não considerado um movimento e sim apenas um estilo, as bandas que vieram em seguida trouxeram um ar mais intimista, introvertido e experimental, era a outra face da mesma moeda e quem achava que o punk viria acabar com tudo se enganou, acabou criando algo espetacular e o Pós-Punk era o segundo estágio dentro da crueza que se propunha a fazer as bandas da época.

Muitas bandas foram intituladas de pós-punk como o Joy Division, Echo and the Bannymen, mas a banda a qual me propus a escrever este texto é a Jesus and Mary Chain, que apesar de não ser tão dark quanto o The Cure e Aha, nos pscandy12introduziram algo muito genuíno com a singularidade de seu som que foi a atmosfera que mais tarde iriamos conhecer na sua forma perfeita com o My Bloody Valentine. Sem se dar conta que iriam se tornar uma referência para uma geração e influência para várias bandas posteriores o The Jesus and Mary Chain entraria em estúdio para gravar seu primeiro trabalho, intitulado Psychocandy, os irmãos e compositores da banda Jim Reid e William Reid já admitiram que havia muita pressão para gravarem um disco e como estavam escutando algumas bandas Pop e muito Velvet Undergroud decidiram juntar tudo e saiu o tão aclamado álbum. Uma verdadeira parede de som aliados a um vocal doce e melódico que seria a principal característica do Shoegaze até os dias de hoje, mais fantástico que isso, impossível.

download (3)

Psychocandy está completando esse ano 30 anos de lançado e muitas pessoas e fãs se perguntam por que a banda não lança uma segunda parte desse álbum tão aclamado? Simplesmente porque isso foi o primeiro passo e querem sempre tentar coisas novas, palavras ditas pelos irmãos Reid em entrevistas dadas a sites especializados. Sabemos que a banda possui suas influencias como; Velvet Underground, Beach Boys e The who, tem os pés fincados nos pós-punk e deixaram um legado para o Shoegaze, pedir mais que isso seria impossível.

Adnoel Pinheiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *