Polícia Federal combate garimpo ilegal no Oiapoque/AP

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira, dia 26, a Operação Hunter-Russell*, no município de Oiapoque, extremo norte do Amapá.

Cerca de dez policiais federais, com apoio do Exército Brasileiro (EB) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), cumpriram um mandado de busca e apreensão, além de encerrar as atividades de um garimpo clandestino localizado às margens do Rio Cricou naquela cidade.

A ação da PF visa desarticular grupo criminoso que atua na prática de usurpação de bens da União e comete crimes ambientais. Tem ainda a missão de cessar imediatamente as atividades no local, com a destruição de maquinário, equipamentos, ferramentas e edificações (remoção) utilizados na atividade ilegal e que provocam dano ambiental.

A investigação se iniciou a partir de denúncias, além de ações da PF e outros órgãos de fiscalização em loco.

Os envolvidos podem responder por usurpação de bem da União, crimes ambientais e associação criminosa, com uma pena total de até 14 anos de reclusão.

*Hunter-Russell é o nome da síndrome provocada pela intoxicação nos seres humanos provocada por mercúrio, elemento altamente tóxico que ataca os pulmões, além de causar severos danos ao meio ambiente.

Comunicação Social da Polícia Federal no Amapá
[email protected] | www.pf.gov.br
(96) 3213-7500

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *