Cabuquinho, essa é pra ti – Crônica de Telma Miranda – @telmamiranda

Amo viajar, mas amo de igual modo voltar pra casa. Minhas viagens são diferentes da maioria. Não tenho aquela sanha louca de comprar, comprar, comprar, quando estou viajando. Já tive, claro, mas passou. Hoje minhas prioridades são outras. Gosto de conhecer lugares, pessoas, costumes, sabores, experimentar. Registrar. Fico que nem aquele estereótipo de turista, fotografo até pedra e mato. Mas isso é uma outra história…

Parafraseando Nelson Rodrigues, gosto de ver a vida como ela é dos lugares, não somente o belo e bom reservado ao turista, pois isso nos faz comparar com nosso lugar de origem e nos fazer sentir menores ou piores.

Todos os lugares possuem sua beleza e seus infernos, e sabê-los nos faz pesar de forma mais consciente que tudo o que é bom tem seu ruim e vice-versa, e me fez enxergar tanta coisa boa no meu lugar, que cada volta pra casa acaba sendo de descobertas locais constantes. Claro que precisamos avançar muito ainda, em vários aspectos, mas temos muita coisa boa e nossa.

Ano passado tive a honra de ser recebida pelo melhor guia turístico que poderia ter na vida em Curitiba: meu tio caçula materno, Cabuquinho, o homem mais elegante, inteligente e intenso que eu conheço e que amo de paixão que mora em Curitiba faz tempo.

Turistamos nos lugares habituais, fotos lindas, comidas, caminhos, e a cada lugar, uma história, algo que a maioria das pessoas ignora por não querer enxergar ou conhecer, mas que está ao alcance de todos, e uma minoria cheia de bastidor, essência, sentido, reservado apenas aos que viveram. Consegui fazer um cara hiperativo sentar e esperar o sol se pôr no Parque Tanguá, mais de duas horas e volta e meia ele dizia que só poderia me amar muito para estar ali parado tanto tempo, até que o sol se pôs, eu me deliciei porque sou a louca do céu e das flores e ele respirou aliviado.

Conheci artistas, de imagem e som, gente milionária e as putas e mendigos, que ele carinhosamente chama de povo da rua, do Largo da Ordem, famoso ponto turístico localizado em frente ao prédio onde ele reside (que todos os dias me presenteava com uma paisagem europeia por conta da arquitetura predominante lá). Fomos nas exposições, museus, parques, galerias de arte, feiras, lugares exclusivos, onde pessoas ao o virem entrar interrompiam a música que estavam cantando pra oferecer pra ele e anunciar sua presença. E as sempre maravilhosas Lina, Bina, Melina e Ya Tutty, amor e arte em formas humanas.

Em todos os lugares que me levou, ele, macapaense nato, leitor voraz e curioso que é, me contou a história de tudo, os por quês, quandos, quantos e comos, e eu, sobrinha e fã, babava a cada novo conhecimento, me tornando mais fã ainda.

Posso afirmar categoricamente que foi uma das melhores viagens que já fiz, pois além de conhecimento, me apropriei de todo amor que esse cara sente por mim, e ele se apropriou de todo orgulho que sinto de ser sobrinha dele. Gratidão, Cabuquinho, por tudo. Eu só queria que você soubesse disso vivo. É isso.

* Telma Miranda é advogada, fã de literatura, música e amiga deste editor.

  • Preta, tô li tua crônica na margem esquerda do Rio Paraguassú, em Cachoeira-Ba; Minhas águas rolaram pela face e se misturaram com o Paraguassú. Tudo bonito e mágico sob teu olhar lindo.
    Te amo e tb sou teu fã!

  • Muito lindo telminha, continue neste momento de sua vida , pois cada fase é de fundamental importância e vejo que está, vc esta vivendo intensamente, Parabéns.

  • Vontade de largar tudo e ir até Curitiba ver o sol se pôr com o Cabuquinho…
    Que maravilha você conseguir o lado bom da força, o simples que é sempre o mais importante ….
    Uma lição de geografia (locais ),historia, ( o momento )física ( a leveza de tanto sentimento)e química( do entrosamento de um hiperativo com o contemplativo )…
    E tudo isso , acompanhado de amor !
    Amo os dois!!!!!
    ❤❤

  • Com ja lhe disse… pra mim esse é seu diferencial. Comprar , comprar e comprar… nunca vai trazer o saber de conhecer, para compartilhar.

  • Valeu Telminha, obrigada por nos presentear com esse texto, uma lição! O outro lado de uma viagem, onde se conhece um pouco da história do lugar, da cultura e o povo que habita suas histórias de vida isso é muito enriquecefor.

  • Valeu Telminha, obrigada por nos presentear com esse texto, uma lição! O outro lado de uma viagem, onde se conhece um pouco da história do lugar, da cultura e o povo que habita suas histórias de vida isso é muito enriquecefor.

  • Mais uma vez Telma nos faz viajar para além do horizonte com suas belas palavras e a cada ponto que ela transpassa eu vou viajando junto e imaginando cada lugar e história.
    Abraço Telminha, gostei muito dessa crônica.

  • Malas prontas mais um lugar a conhecer. Desta vez Telma nós leva até o ,Paraná
    Focando na bela Curitiba cidade linda de belos jardins. Nos mostrando o lado humano gentil e acolhedor. História linda e comovente de Cabuquinho. Belas recordações.
    Obrigada por compartilhar esses momentos nessa crônica.
    Saudades querida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *