UBS’s de Macapá começam a disponibilizar vacina contra HPV para meninos de 11 a 14 anos

O Ministério da Saúde anunciou na terça-feira, 20, a ampliação da faixa etária para meninos que devem receber a vacina contra o HPV. Agora, garotos de 11 a 14 anos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias) também devem ser vacinados. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal nos adolescentes do sexo masculino. A vacina contra o HPV para os meninos passou a ser disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS) em janeiro deste ano, mas a procura ainda é considerada baixa.

“A partir desta quarta-feira, 21, as salas de vacina já começam a atender a nova faixa etária. Pais ou responsáveis devem acompanhar o adolescente e assinar um Termo de Autorização para a imunização. Para o segundo semestre, após o início das aulas, planejaremos a vacinação nas unidades escolares com o apoio do Programa Saúde nas Escolas, para sensibilizar pais e jovens sobre a importância desse procedimento”, explica a coordenadora municipal de Imunização, Jorsette Cantuária.

Meninas de 9 a 14 anos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias) também precisam ser imunizadas. Ambos devem tomar duas doses da vacina contra o HPV, com intervalo de seis meses entre elas. Para as pessoas que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos) e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). No caso dos portadores de HIV, é necessário apresentar prescrição médica.

As vacinas estão sendo disponibilizadas em todas as UBS’s de Macapá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para ter acesso, o adolescente deverá, acompanhado dos pais ou responsáveis, procurar a unidade básica munido do seu cartão de vacina.

Termo de Recusa

A equipe de sensibilização da campanha disponibilizará aos responsáveis o Termo de Recusa, que deverá ser assinado no caso dos pais que não quiserem que seus filhos sejam vacinados, se responsabilizando pelo ato da não vacinação.

HPV

É um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosa infectadas. É o principal responsável pelos casos de câncer do colo do útero e verrugas genitais, e a terceira causa de morte de mulheres em todo o Brasil. A vacinação para os meninos tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa etária para a vacinação visa proteger meninos e meninas antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.

Nas meninas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus. O HPV também pode ser transmitido da mãe para o filho no momento do parto.

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *