Campanha de multivacinação encerra com mais de 6 mil crianças vacinadas

A Campanha Nacional de Multivacinação encerrou na sexta-feira, 22. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), 6.737 crianças compareceram às unidades de saúde durante a campanha, que iniciou no dia 11 de setembro. Esses números representam 89,09% de cobertura vacinal.

A campanha tem o objetivo de atualizar o esquema vacinal das crianças, contribui com a redução da incidência das doenças imunopreveníveis e mantém eliminadas ou erradicadas doenças como a poliomielite. “A adesão à campanha foi muito boa e, consequentemente, tivemos uma boa cobertura vacinal com a atualização do cartão de vacina de mais de seis mil crianças, que, com as vacinas em dia, certamente estarão mais protegidas”, disse a coordenadora de Imunização de Macapá, Jorsette Cantuária.

Como no ano anterior, o Ministério da Saúde (MS) incluiu os adolescentes na campanha por ser um dos grupos prioritários que mais apresentam resistência a se vacinar. E a inclusão deu resultados. Durante o período da campanha, 2.614 adolescentes foram atendidos, representando 93,86% dos que precisavam da atualização.

As vacinas, tanto do calendário infantil quanto dos adolescentes, continuam disponíveis na rotina das UBS’s, das 8h às 17h. “Importante que os pais fiquem atentos a partir de agora para que não deixem atrasar as vacinas. Aqueles que ainda não atualizaram a vacina de seus filhos devem procurar uma unidade para fazer o procedimento”, concluiu Cantuária.

A multivacinação é dedicada às crianças menores de cinco anos e entre 9 e 15 anos de idade. Para os menores de cinco anos, onze tipos de vacinas são disponíveis. Já a faixa etária de nove a menores de 15 anos, são oferecidas as vacinas contra a difteria, tétano, febre amarela, Hepatite B, HPV e tríplice viral, que imuniza contra o sarampo, caxumba e rubéola.

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508
Fotos: Arquivo Semsa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *