O ALUMBRAMENTO – Texto de Fernando Canto para Sônia Canto

Amigos queridos Sônia e Fernando, ontem (14), na outorga dela em Direito. Parabéns, Sônia!

De Fernando Canto para Sônia Canto

Talvez a urdidura do destino estivesse tramando em meu favor uma identidade de reciprocidade positiva, investida de um sonho: o de encontrar a pessoa que me fizesse um ser restaurado de amor e instaurado de intenções que permitissem um fluxo lírico permanente nas criações emanadas do Cósmico, o Ser Maior. Por certo é dele que vem a força duradoura e a energia necessária ao sangue e ao meu coração de amante.

Nesse caminho vislumbrei efeitos de nítidas paisagens em movimento, e te envolvi, amada, em metáforas, construindo epítetos profanos em minha poética enfeitada de tantas experiências mundanas e vivências cotidianas ilustradas de solidões e símbolos. Tornei-me, então, homem maduro, mais pelo preenchimento dos vazios da vida em teu amor que pelo horizonte em transformação. Nele havia um terreno aguardando a construção de nossa casa.

Nossa casa era feita de planos. De planos, curvas, cantos, cantorias e evidentemente de plantas, estas transplantadas de sentidos escritos nos cadernos, nas partituras, nas paredes. Havia muitos sonhos voadores e alguns pesadelos generosos amarrados à noite em nosso pátio decorado de espadas-de-são-jorge e pés de comigo-ninguém-pode. Entre eles fervilhava o teu desejo de conhecer as leis e interpretar o mundo, além da literatura.

E árdua foi a tua luta. Após tantas outras, à beira do mundo novo despertava o alumbramento da sabedoria e se descortinava, enfim, a realização do teu projeto de um curso superior. E às as mentes desistentes a teu lado, falaste da “exceção” que foste, no âmago da batalha travada em longos cinco anos sobre corpos tombados no caminho.

Nossa casa agora é feita de virtualidades e mais virtudes. Nela há uma alegria transformadora e uma prece permanente que me faz agradecer por tua vitória na luta que te propuseste realizar, onde a justiça tenha efetivamente o impulso profissional que não exclui e o ímpeto da concepção ordenadora de um novo país, de um mundo novo e melhor para todos. Que nessa condição, esteja a tua vertente e a tua práxis jurídica expressas no sentido norteador do teu novo fazer.

Parabéns, pela outorga, amor. Para você não há lugar inóspito ou inacessível. Um pequeno caminho que se abre poderá ser uma estrada no futuro. Valeu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *