Acessibilidade: Prefeitura de Macapá disponibiliza audiodescrição no Facebook

A Prefeitura de Macapá é a primeira no Amapá a disponibilizar o recurso #PraCegoVer no Facebook. A finalidade é descrever imagens por meio de palavras e obedecer a critérios de acessibilidade, com respeito às características do público a que se destina, que tem acesso ao conteúdo com auxílio de programas leitores de tela capazes de transformar em voz o que tem na página. É produzido, principalmente, para pessoas cegas, mas tem beneficiado outras, como as com dislexia, deficiência intelectual ou com déficit de atenção, por exemplo.

“Acessei o Facebook da prefeitura e experimentei a ferramenta de acessibilidade das imagens. É muito interessante. Para quem já acessa a página por meio do leitor de tela tem o contato com o texto das postagens. Encontrando uma imagem, a gente não sabe exatamente identificar o teor. Mas quando ela é descrita por meio de áudio fica mais fácil para entender. É uma forma mais ampla de poder ter essa informação completa”, explica o coordenador municipal de Mobilidade e Acessibilidade Urbana, Jodoval Farias da Costa, que tem deficiência visual.

O recurso foi desenvolvido pela professora baiana Patricia Braille. Segundo o coordenador Jodoval, esta é uma ferramenta que merece chegar nesse público. “Os deficientes visuais são ávidos por informações, e vindo do poder público municipal é um incentivo para outras páginas, de outras instituições, adotarem esse recurso. A partir daí promover um maior acesso às pessoas com deficiência. Com certeza, esse público ficará mais à vontade para acompanhar as postagens do Facebook da Prefeitura de Macapá e ficar informado sobre as atividades do Município. Parabéns pela iniciativa”.

Cliver Campos
Assessor de comunicação/CMMAU
Contatos: 98126-0880 / 99175-8550

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *