Animação do AP será exibida em 100 cidades com outras produções nacionais e internacionais

Por Rafael Aleixo

A animação do Amapá ‘Solitude’ vai participar de duas mostras de curtas-metragens de desenhos animados com produções de outros 5 estados e 4 países, que será exibida em 100 cidades por todo o país. Em Macapá, a exibição que marca o Dia Internacional da Animação (DIA) ocorrerá na sexta-feira (28) a partir das 19h na Casa Viva, no Centro.

As mostras retornam após dois anos sem exibições por conta da pandemia de Covid-19. Na 19ª edição, o evento terá 10 produções dos estados do Amapá, Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

Já nos curtas internacionais têm 6 produções de Portugal, Croácia, Reino Unido e Chile. Todas as exibições são gratuitas e possuem classificação indicativa de 12 anos.

O evento ocorre desde 2007 em Macapá e nesta edição é coordenado pelo coletivo criativo Tenebroso Crew. A Casa Viva está localizada na Av. Almirante Barroso, nº 851, no Centro de Macapá.

Mostra Nacional

Quando os Morcegos se Calam (Filme Histórico) – Direção: Fábio Lignini. 1986 – Rio de Janeiro/RJ
(OvO) – Direção: Mônica Moura. 2018 – São Paulo/SP
Cadim – Direção: Luiza Pugliesi Villaça. 2022 – São Paulo/SP
Solitude – Direção: Tami Martins. 2021 – Macapá-AP
Erêkauã – Direção: Paulo Accioly. 2021 – Maceió/AL
Íris – Direção: Sofia Travassos. 2021 – Rio de Janeiro/RJ
Quando a Chuva Vem? – Direção: Jefferson Batista. 2019 – Carpina/PE
Um Artista da Fome – Direção: Moisés Pantolfi. 2021 – Guarulhos/SP
Tá Foda – Direção: Aline Golart, Denis Souza, Fernanda Maciel, Icaro Castello, Ligia Torres e Victoria Sugar. 2021 – Pelotas/RS
Coelhitos e Gambazitas – Direção: Thomas Larson. 2022 – São Paulo/SP
Mostra Internacional
Cantar Con Sentido, Una Biografía de Violeta Parra – Direção: Leonardo Beltrán Stop Motion. 2016 – Chile
Signs – direção: dustin rees. 2020 – Croácia
Tough – Direção: Jeniffer Zheng. 2016 – Reino Unido
“Estou?” – Direção: Pedro Martins. 2020 – Portugal
Cockpera – direção: kata gugic. 2020 – Croácia
O peculiar crime do estranho Sr. Jacinto – direção: bruno caetano. 2019 – Portugal

‘Solitude’

A busca da protagonista “Sol” pelo autoconhecimento e a mudança pessoal após o término conturbado de um relacionamento amoroso é o fio condutor da trama de “Solitude”, primeiro curta-metragem de animação produzido no Amapá com recursos da Agência Nacional do Cinema (Ancine).

A obra, que também recebeu financiamento do governo estadual, foi aprovada no 1º Edital de Produção Audiovisual do Amapá, ocorrido em 2017, e tem colhido resultados até hoje.

Diretora e roteirista do projeto, Tami Martins destacou que a história mostra a fuga da sombra da protagonista para o deserto do Atacama, onde acha que terá mais tranquilidade.

“‘Solitude’ conta a história de Sol, uma mulher amapaense que está passando por um ‘perrengue’, que acabou de terminar uma relação amorosa que não era muito legal, e ela está voltando a descobrir e entender a si mesma. E a sombra dela foge para o deserto do Atacama, onde ela acha que vai ficar o mais só possível, em busca de independência. E elas só vão poder se reencontrar, se encontrarem a si mesmas através da solitude”, disse.

Essa “solitude” demostrada pela obra não tem a ver com a solidão, mas, sim, com um estado de espírito em que a pessoa entende o valor da própria companhia, como revelou Tami.

“Solitude é uma palavra diferente de solidão. É tipo você estar ‘de boa’, se sentir bem estando consigo mesma. A ideia do filme surgiu a partir de uma ilustração que representava isso e que eu ilustrei”, disse.

Nos 15 minutos da animação em 2D são retratados lugares conhecidos dos macapaenses: como o Igarapé das Mulheres, no bairro Perpétuo Socorro, que também já inspirou outras obras, como a canção de Osmar Júnior, que leva o mesmo nome no trecho que fica na orla de Macapá.

Fonte: G1 Amapá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *