Após cumprimento de protocolos sanitários, navio com bandeira de Bahamas é liberado pelo Governo do Amapá

Testes rápido e RT-PCR foram realizados na tripulação – Foto: Ascom/SVS

O Governo do Estado liberou nesta quinta-feira, 4, o navio com bandeira das Bahamas C.S Sonoma para seguir viagem. A embarcação estava fundeada na costa do Amapá desde 20 de outubro, após dois passageiros apresentarem testes positivos para a Covid-19.

Os protocolos de segurança sanitária foram realizados pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e Laboratório Central (Lacen/AP), que monitoraram a tripulação desde o início o início da investigação epidemiológica. Para a liberação, todos os 18 tripulantes do navio passaram por testagem e apresentaram resultados negativos.

A embarcação, agora, aguarda autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para deixar o Amapá. O navio veio de Abidjan, na Costa do Marfim, e tinha como destino a cidade de Itacoatiara, no estado do Amazonas.

“Nenhum paciente necessitou de atendimento hospitalar e toda nossa equipe clínica e laboratorial monitorou a saúde dos tripulantes garantindo que pudessem seguir viagem o mais seguros possível”, disse o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia.

Nathanael Zahlouth e Marcelo Guido
Assessoria de comunicação da SVS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *