Assistência Social de Macapá leva atendimentos do CadÚnico para os distritos

Ação do CadÚnico ocorre nos distrito de Tracajatuba, Santa Luzia e São Joaquim do Pacuí I Foto: Alexandra Gomes/PMM

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Macapá intensificou os serviços do Cadastro Único (CadÚnico) nos distritos de Tracajatuba, Santa Luzia e São Joaquim do Pacuí. Mais de 500 atendimentos já foram realizados.

A ação iniciou no sábado (20) e continua esta semana com a realização de novos cadastros, atualização, inclusão e exclusão de beneficiários do CadÚnico, este último sendo o serviço mais procurado.

O objetivo é chegar até a zona rural de Macapá, atendendo pessoas com dificuldade de se deslocar até a capital. Além disso, agilizar os atendimentos na Casa do Bolsa.

A dona de casa, Gisele Pantoja do Amaral, de 36 anos, mora no distrito de Santa Luzia do Pacuí, e durante a ação ela procurou o cadastro no CadÚnico.

“Eu achei maravilhoso o atendimento ter vindo até o distrito, porque a passagem para chegar até Macapá é cara. Essa ação é um avanço muito grande que a Prefeitura trouxe para os moradores daqui”, disse Gisele.

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Gracinildo Nunes, a iniciativa é uma forma de acelerar o atendimento na Casa do Bolsa e de melhorar a vida da população que devido a distância, acaba deixando de acessar os serviços.

“Nossa ideia é ir até o usuário levar atendimento e economizar tempo e custo para a população”, reforçou o titular da pasta.

Mais de 500 atendimentos foram realizados em dois dias I Foto: Alexandra Gomes/PMM

Cadastro Único

O CadÚnico é uma base de dados que serve para identificar e conhecer as pessoas e famílias mais vulneráveis. Atualmente, 28 programas federais utilizam a base do Cadastro Único para a gestão de ações, como o Programa Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Criança Feliz, entre outros.

Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, o cidadão estará apto a participar de diversos programas sociais dos governos federal, estadual, municipal. A inscrição garante que o Ministério da Cidadania e os órgãos gestores dos outros programas direcionem os serviços e benefícios a quem realmente precisa, aos mais pobres e vulneráveis.

Alexandra Gomes
Secretaria Municipal de Assistência Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *