Astros poderão ser observados com telescópios gratuitamente na orla de Macapá

Sessão de observação pública com telescópios em Macapá — Foto: Germán Neto/Divulgação

Por Caio Coutinho

A sessão de observação com telescópio acontece neste domingo (6), no Parque do Forte, na orla de Macapá. O evento é organizado pelo Clube de Astronomia do Amapá Mirzam e servirá como ponto de doação de brinquedos e roupas para crianças ribeirinhas em situação de risco.

Lua obsevada por um telescópio do Clube de Astronomia do Amapá — Foto: Germán Neto/Divulgação

As doações serão enviadas para a organização Engenheiros Sem Fronteiras, que encaminhará para uma ação social marcada para sábado, 12 de outubro, data em que se comemora o Dia das Crianças. A ação contará com famílias das comunidades do Cajari e Vila Nova, no Sul do estado.

A sessão acontece das 19h às 21h, e os visitantes poderão utilizar quatro telescópios apontados para Lua, Júpiter e Saturno. Roupas de todos os tamanhos e brinquedos de todos os tipos podem ser doados.

Pessoas observando os astros — Foto: Germán Neto/Divulgação

O presidente do Clube de Astronomia do Amapá Mirzam, Cássio Santos, de 32 anos, diz que a organização não recebe nenhum patrocínio ou apoio, por isso acha importante que o clube abra a sessão com um ponto para doação.

A biblioteca e o restaurante da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e o Bloco B da Faculdade de Macapá (Fama) também estão servindo como pontos de arrecadação das doações.

“A gente realiza as sessões desde 2011. Já promovemos mais de 50 sessões no estado, em várias cidades. O Clube de Astronomia do Amapá Mirzam leva os equipamentos particulares dos membros para observação pública”, explicou Santos.

Saturno observado pelo telescópio — Foto: Germán Neto/Divulgação

Pela primeira vez a organização Engenheiros Sem Fronteiras faz esse tipo de ação social com crianças ribeirinhas em situação de risco. Além das doações, elas receberão consulta odontológica e acompanhamento psicológico e nutricional, conta a diretora de projetos da ONG Engenheiros Sem Fronteiras, Natália Lima, de 21 anos.

“A ação social surgiu porque um grupo de amigas e eu tínhamos vontade de ajudar crianças, principalmente na data delas. A organização está ajudando na produção deste evento, estamos levando brinquedos de todos os tipos e roupas de todos os tamanhos. Os pais também aproveitam bastante”, finaliza.

Serviço:

Sessão pública de observação com telescópios
Data: 6 de outubro (domingo)
Local: Parque do Forte, na orla de Macapá
Hora: 19h
Pontos de coleta: Biblioteca e Restaurante Universitário da Unifap e Bloco B da Faculdade Fama

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *