Atividades de combate ao Aedes chegam ao bairro Congós

As atividades de combate ao mosquito Aedes aegypti não param. De 8 a 10 de março, os agentes de endemias da Prefeitura de Macapá ganham as ruas do bairro Congós para desenvolver as atividades de rotina para a eliminação e prevenção da proliferação do mosquito. Nos dois primeiros dias, 248 quarteirões e 16.036 imóveis foram inspecionados.

Nas visitas domiciliares, os agentes de endemias identificam e eliminam criadouros do Aedes, e fazem o tratamento de depósitos fixos, como caixas d’água e cisternas. Também é feita a notificação de terrenos baldios, casas abandonadas e casos suspeitos de doenças transmitidas pelo mosquito. “Além da eliminação dos criadouros, temos a preocupação de encaminhar as demandas de terrenos abandonados para que os proprietários sejam notificados e tomem providências para sanar o problema. Mais uma vez reforço que sem a participação de todos é impossível vencer o Aedes”, diz o coordenador do Programa de Combate à Dengue, Kilder Vidal.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) se prepara para iniciar na terça-feira, 14, o segundo ciclo do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2017. Ele é um instrumento fundamental para orientar as ações de controle das endemias causadas pelo mosquito e que serão adotadas pelo Município, possibilitando assim o planejamento das ações de prevenção, além de identificar os bairros onde há um número maior de focos de criadouros.

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *