Atividades marcam início da Semana do Aleitamento Materno e do Bebê em Macapá

O Município de Macapá deu início nesta terça-feira, 7, na UBS Congós, a mais uma edição da Semana do Aleitamento Materno e do Bebê, que busca incentivar a pratica da amamentação e a avaliação do crescimento e desenvolvimento do bebê. Para este ano, as secretarias de Saúde, Educação e de Assistência Social estão juntas para desenvolver atividades nas Unidades Básicas de Saúde, escolas municipais e Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Com o tema Aleitamento materno: a base da vida, o secretário municipal de Saúde reforçou a importância da prática exclusiva da amamentação até os seis meses de vida do bebê. “A campanha é justamente para reforçar e incentivar a amamentação como fonte exclusiva de alimentação do bebê nos seus seis primeiros meses de vida. Um ato simples, mas que garante à mãe e à criança muitos benefícios. Um deles, por exemplo, é a diminuição de alergias no bebê e hemorragias nas mães no pós-parto”, comentou Eldren Lage.

As atividades voltadas para as mães e bebês, como as oficinas de shantala e pintura de barriga, fizeram sucesso entre as usuárias. Uma delas foi a técnica de enfermagem Karolliny Nascimento, que aproveitou a oportunidade para fazer o desenho do filho Davi, que ainda está na barriga. “Já tinha essa vontade de fazer a pintura na barriga e, durante esse processo, me emocionei bastante, porque consegui ter uma noção de como ele está dentro de mim. Com certeza, é uma experiência que levarei comigo para sempre”.

Nas escolas, as abordagens serão no sentido de preparar e apoiar as mães na empreitada de manter o aleitamento. “Estaremos nas escolas, levando atividades para as crianças do ensino infantil que são atendidas pela rede de ensino municipal e seus pais, além das escolas com ensino de jovens e adultos, nas quais recebemos muitas mães e pais, que também terão acesso, por meio de rodas de conversas e acompanhamento junto às equipes da Semed e Semsa”, explicou a secretária de Educação, Sandra Casemiro.

As atividades irão se estender até 11 de agosto, quando será feito o encerramento na Praça Floriano Peixoto, com rodas de conversa, mamaço, contações de história, apresentações culturais e teatrais.

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508
Fotos: Max Renê


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *