Centro de Especialidades Odontológicas de Macapá faz mutirão para entrega de próteses dentárias

Pacientes são encaminhados pelas UBSs e precisam ter a idade mínima de 50 anos | Fotos: Renato Costa/Semsa

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Macapá está realizando um mutirão de entrega de próteses dentárias para os pacientes atendidos na unidade. O serviço garante um novo sorriso, elevando a autoestima e a qualidade de vida dessas pessoas.

A empregada doméstica, Maria Bernadete Oliveira, de 58 anos, foi uma das pacientes a receber a prótese. Ela conta que foi perdendo os dentes superiores aos poucos, o que causava vergonha para sorrir.

“Eu estou muito alegre e feliz, o atendimento foi ótimo. Vai melhorar muito a minha vida, era muito ruim comer sem poder mastigar ou morder alguns alimentos, agora vou poder ter a minha vida de volta”, disse, emocionada.

Para receber a prótese dentária, o paciente precisa primeiro ser atendido numa Unidade Básica de Saúde (UBS) para avaliação, caso o dentista identifique a necessidade, o paciente é encaminhado para agendamento no CEO, que é responsável pelos atendimentos odontológicos de média e alta complexidade na capital.

Maria Bernadete, aos 58 anos, ficou emocionada ao recuperar o sorriso | Foto: Renato Costa/Semsa

Durante o atendimento no centro, é feito o molde, adaptação e ajuste antes da entrega da prótese ao paciente, que devem ter idade mínima de 50 anos. Durante a consulta, são repassadas orientações sobre os cuidados com a prótese.

“O paciente que está procurando a prótese, está em busca de um sonho. A gente consegue entregar qualidade de vida. É uma reabilitação para o paciente, porque devolvendo as funções que ele perdeu no decorrer da vida dele”, explicou o diretor do CEO, Claudionor Moura.

O espaço está localizado no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, na Rua Adilson José Pinto Pereira, nº 100, bairro Renascer, na zona norte da cidade. No local, é possível receber os atendimentos de odontologia bucomaxilofacial, periodontia, endondotia, odontopediatra, prótese total e raio-x odontológico. Além disso, o espaço recebe pacientes Portadores de Necessidades Especiais (PNE).

Claudia Leão
Secretaria Municipal de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *