Cidadania: procurador-geral de Justiça do MP-AP visita turma do curso de Operador de Computador, em Mazagão

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Márcio Alves, visitou nesta sexta-feira (17), no município de Mazagão, a turma do curso para Operador de Computador. A capacitação é fruto do acordo de cooperação técnica firmado entre MP-AP e o sistema Fecomércio (AP), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O treinamento, ministrado na Carreta-Escola do Senac, localizada ao lado da Promotoria de Justiça da cidade, visa à inserção dos jovens no mercado de trabalho.

Ao todo, 36 jovens participam da qualificação, com carga horária de 196 horas. O material didático e o instrutor foram disponibilizados pelo Senac e o MP-AP é responsável pelo apoio logístico e operacional. O gerente do MP Comunitário, José Vilas-Boas, que acompanhou o PGJ na visita, explicou que este ano a parceria proporcionou o mesmo treinamento no Conjunto Macapaba e 2º Batalhão da Polícia Militar, em Macapá, além do município de Porto Grande e agora Mazagão. Ele disse ainda que, em 2018, o curso será ministrado nas cidades de Calçoene, Amapá e Tartarugalzinho.

Para o promotor de Justiça do município, Marco Valério dos Santos, é preciso valorizar a iniciativa, pois envolve esforço coletivo e trabalho de várias instituições.

“Às vezes as pessoas olham para as autoridades e pensam assim: ‘poxa, ele está ali porque o pai tinha dinheiro e estudou nas melhores escolas’, mas na maioria das vezes foram jovens pobres que se dedicaram ao estudo, como vocês, que agora têm essa oportunidade”, pontuou o promotor Marco Valério.

O presidente da Fercomércio, Eliezir Viterbino, agradeceu a parceria entre as instituições, e disse que a oportunidade da qualificação é muito importante na formação dos jovens alunos.

O PGJ conversou com os estudantes e contou um pouco da sua luta e trajetória e desejou sucesso a todos.

“Aproveitem a oportunidade para perceber o quanto isso é importante, inclusive para nós do Ministério Público. Também passei por dificuldades, sou do interior, assim como vocês, mas do Pará, de um município chamado Peixe-Boi, uma das cidades mais pobres de lá. É com muito orgulho que digo a todos os jovens aqui que existe um futuro. A caminhada não é fácil, mas estudar, trabalhar, ser honesto e conquistar as coisas com o próprio esforço é dignificante. Mazagão precisa muito de vocês e desejo sucesso a todos”, frisou Márcio Alves.

A cerimônia de abertura do curso aconteceu no Fórum de Mazagão, na última segunda-feira (13), e contou com a presença de autoridades da cidade, colaboradores das instituições envolvidas e alunos atendidos com o Programa.

Serviço:

Elton Tavares
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *