Circuito de Saúde Ocupacional do MP-AP visa a promoção da saúde aos membros e servidores das Promotorias do Vale do Jari


Foi realizado, na quinta-feira (27), o Circuito de Saúde Ocupacional para membros, servidores e colaboradores das Promotorias de Laranjal e Vitória do Jari do Ministério Público do Amapá (MP-AP). O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e promover o bem-estar, com a promoção de cuidados e atendimento com especialistas, para que os servidores tenham condições de atender o público com excelência.

A iniciativa é promovida pelo Comitê de Qualidade de Vida no Trabalho da Procuradoria-Geral de Justiça, coordenado pela subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos da instituição, procuradora de Justiça Clara Banha, e executada por meio da Divisão de Desenvolvimento Humano e Qualidade de Vida no Trabalho do Departamento de Gestão de Pessoas (DDHQVT/DGP), com o apoio das Promotorias de Justiça do Vale do Jari.

O titular da Promotoria de Vitória do Jari, promotor de Justiça Saullo Andrade, avaliou o Circuito de Saúde Ocupacional. “Considero um evento bastante importante porque traz um tratamento mais humanizado ao servidor público. Se estiver bem psicologicamente, sem dúvida ele vai fazer um trabalho melhor nas atividades funcionais”.

Os serviços disponibilizados foram atendimentos médico, psicológico, fisioterápico e exercícios laborais. As atividades são resultado do contrato firmado com o Serviço Social da Indústria (SESI), que cederam profissionais de saúde especializados para a linha de frente do Circuito.

“É fundamental o cuidado que a Administração Superior tem com os funcionários e os membros. Esse olhar mais humanizado, de caráter orientativo e a importância do cuidado da saúde tanto física como mental é importante”, frisou o promotor de Justiça do Laranjal do Jari, Eduardo Kelson.

O corregedor-geral do MP-AP, procurador de Justiça Jair Quintas, que atuou no serviço correicional nas Promotorias, destacou a importância do Circuito para os membros e servidores. “O Programa Saúde e Bem Estar é um compromisso da Procuradoria-Geral de Justiça, em nome da procuradora-geral Ivana Cei, que tem essa preocupação e compromisso com os membros e servidores. O Ministério Público apoia o cuidado com a saúde emocional, física e psicológica dos nossos colaboradores. Toda equipe está de parabéns pela realização desse programa maravilhoso”, finalizou.

Comitê de Qualidade de Vida no Trabalho

O Comitê QVT do MP-AP é responsável pela formulação de programas voltados à saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho. O Circuito de Saúde Ocupacional – Outubro Rosa integra o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), que junto ao Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), às Análises Ergonômicas do Trabalho (AET’s) e ao Mapeamento a Saúde, fazem parte das ações de gestão de pessoas da instituição, e cumprem diretrizes do Ministério do Trabalho (MT), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e da Política de Gestão de Pessoas do MP-AP (Ato Normativo nº 04/2022-GAB/ PGJ).

Participaram da ação os titulares das Promotorias do Vale do Jari, promotores de Justiça Eduardo Kelson e Saullo Andrade; o corregedor-geral do MP-AP, procurador de Justiça Jair Quintas; o assessor técnico José Villas Boas, o gerente da Divisão de Desenvolvimento Humano e Qualidade de Vida, psicólogo Ricardo Silva, além de servidores das unidades do MP-AP nas cidades onde ocorreram os atendimentos.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Texto: Luiz Felype Santos
Coordenação Núcleo de Imprensa – Elton Tavares
Gerente de Comunicação – Gilvana Santos
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *