Com apoio da Secult/AP, mestres e praticantes realizam apresentações online  em homenagem ao “Dia do Capoeirista”

Foto: GEA

A Associação Macapaense de Desenvolvimento da Capoeira (Amdecap) realiza o projeto ‘Homenagem ao Dia do Capoeirista e do Mestre de Capoeira, data que celebra os praticantes desta arte de matriz africana no dia 3 de agosto. As apresentações acontecem de forma online pelo Facebook da associação, do dia 11 ao dia 15 de agosto, na Fortaleza de São José.

O evento acontece com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Amapá (Secult/AP), que fornece a estrutura de som, tendas e um gerador para o fornecimento de energia.

O secretário da pasta, Evandro Milhomen, temos dado apoio a todos os projetos culturais, como a capoeira, que possuem um papel fundamental de inclusão da cultura afro na vida da sociedade amapaense, dando visibilidade aos seus atores e protagonistas”, conclui.

Foto: GEA

Dia do Capoeirista

Capoeirista é o indivíduo que pratica capoeira, um estilo de dança e luta que é originalmente típico da região Nordeste do país, em especial na Bahia.

A capoeira é reconhecida como um patrimônio cultural imaterial brasileiro, de acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão vinculado ao Ministério da Cultura.

Foto: União dos Capoeiristas do Estado do Amapá

Origem do Dia do Capoeirista

A escolha do 3 de agosto para celebrar o Dia do Capoeirista decorre da Lei nº 4.649, de 1985, do governo do estado de São Paulo, que instituiu oficialmente esta data como comemoração a todos os capoeiristas. No entanto, em nível nacional, ainda não existe uma lei que oficialize o Dia do Capoeirista no Brasil.

A capoeira surgiu no Brasil entre afro-brasileiros escravizados, em meados do século XVII. Para se defender dos golpes que recebiam dos capatazes, os cativos passaram a empregar movimentos rápidos para se desviar do chicote e aplicar, com os pés, pancadas no adversário.

Programação:

Quarta-feira (11): 14h às 16h
Quinta-feira (12): 16h às 18h
Sexta-feira (13): 9h às 12h e 14h às 18h
Sábado: (14): 9h às 12h e 14h às 18h
Domingo (15): 8h às 11h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *