Com apoio do Governo do Amapá, festividade de São Gonçalo traz tradição e fé para Mazagão Velho

Inicia nesta quarta-feira, 10, o ponto alto da Festividade de São Gonçalo, que integra o calendário oficial de celebrações de Mazagão Velho, municío que integra a região metropolitana de Macapá. A população homenageia o santo, padroeiro dos violeiros, com cortejo, folias e o som das violas. O Governo do Amapá reforçou o apoio à celebração com estrutura para a realização das atividades.

A festa, que atravessa séculos, abre o calendário cultural e religioso de Mazagão Velho. De herança portuguesa, o festejo tem mais de 200 anos de tradição. Além de protetor dos violeiros, o santo também é conhecido como casamenteiro.

“A nossa fé e tradição é mantida viva de geração em geração e cabe a nós valorizarmos e darmos continuidade às nossas heranças históricas, por isso preparamos um momento de muita alegria e devoção para nossa comunidade”, explica uma das integrantes da organização do festejo, Josely Jacarandá.

A programação inicia com cortejo pelas ruas de Mazagão Velho, tradicionalmente buscando os juízes – também chamados festeiros -, que pernoitam com a imagem do santo em suas residências em busca de graças, até a chegada à igreja.

Além disso, o ponto alto contará com leilão de cestas básicas, onde o dinheiro arrecadado custeará o festejo do próximo ano. A programação também traz a derrubada do mastro e festa dançante.

Confira a programação da Festividade de São Gonçalo, em Mazagão Velho:

Quarta-feira, 10

7h – Cortejo da residência dos juízes da festa para a igreja
8h – Missa
9h – Lanche
9h30 – Escolha dos festeiros
10h – Leilão
12h – Almoço
14h – Música ao vivo
17h30 – Derrubada do mastro
18h – Novena
20h – Festa dançante

Fotos: Gabriel Penha/Fundação Marabaixo
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *