Combate ao suicídio: a frase “Falar é a melhor solução” marca a capacitação do MP-AP a gestores de escolas públicas da zona sul

Os trabalhos referentes ao “setembro amarelo” não param e, desta vez, o Complexo Cidadão – Zona Sul, localizado na Avenida Padre Júlio, foi sede de mais uma capacitação realizada pelo Ministério Público do Amapá (MP-AP). O evento foi coordenado pelo Núcleo de Inteligência (NIMP), em parceria com Centro de Valorização da Vida (CVV), Federação Espírita do Amapá (FEAP) e Secretaria de Educação (SEED), aos gestores e corpo técnico pedagógico das escolas públicas que estão localizadas próximas da Seed.

A coordenadora do NIMP, promotora de Justiça, Andréa Guedes, disse no início de sua explanação que: “é importante essa união para ajudar essas pessoas que muitas vezes necessitam apenas de um carinho”.

Lançada no último dia 18, “Juntos pela valorização da vida” é uma campanha do MP-AP com os respectivos parceiros na luta pela erradicação do número alarmante de suicídio que assola nosso país como um todo. A proposta é dedicar o mês ao desenvolvimento de ações de saúde voltadas à valorização da vida com apresentação da rede de apoio à saúde, mobilização social, palestras e capacitações que visem à prevenção ao suicídio.

O relatório de prevenção ao suicídio, da Organização Mundial da Saúde (OMS), apontam que aproximadamente 800 mil pessoas cometem suicídio, ao ano, no mundo. NoBrasil, são 32 pessoas que se matam por dia. Aqui no Amapá, até o momento, foram registrados 37 casos em 2017. Os registros oficiais também indicam que o suicídio tem aumentado especialmente entre os jovens.

O tenente da Polícia Militar do Amapá (PM/AP) e do comando de policiamento escolar, Silvio Ferreira, falou sobre às atividades realizada por eles, bem como se prontificou a ajudar os gestores presentes no que for necessário, para respaldar os alunos que se encontram em momento de crise. “Juntos somos mais fortes. Não somos uma polícia que vai até as escolas para prender alunos, ou mexer em sua gestão. O intuito do nosso trabalho é vistorias e levar acolhimento, segurança para os mesmos. Queremos criar uma aproximação de todos, para podermos falar sobre assuntos delicados que estão presentes nessas escolas, estamos desenvolvendo capacitação e cursos também para falar com eles (alunos) sobre a questão do suicídio” ressaltou.

A Coordenadora do CVV, Celiana Waldeck, argumentou que os serviços prestados por eles é – Valorização da vida. “Quando estamos com dor nas pernas, por exemplo, procuramos um médico especialista, quando estamos com dor de cabeça, tomamos algum analgésico e, quando estamos com dor na alma, o que podemos fazer? Indagou, em seguida respondeu afirmando que é este tipo de dor que os suicidas sentem. Essas pessoas precisam ser ouvidas, precisam de um simples abraço para que possam compreender que elas não estão sozinhas” afirmou.

O dirigente da FEAP, promotor de Justiça Manoel Felipe, trouxe um dado interessante para capacitação, ao compartilhar com os presentes o fato do Amapá figurar como um dos Estados, no qual, as pessoas mais se suicidam em todo país. “A pessoa nunca se suicida por um único motivo, são inúmeros fatores que influenciam esses seres, para que eles cheguem ao extremo de não achar outra saída, a não ser o de tirar sua própria vida”, salientou.

O psicólogo Denner William participou do momento, colaborando com o conhecimento e vivência que adquiriu no decorrer de sua carreira profissional e pedagógica. Falou sobre os problemas que os jovens enfrentam, bem como a questão de se mutilar, ferir e até mesmo o ato de suicidar.

No encerramento, a promotora de Justiça Andréa Guedes, enquanto membro do MP-AP e cidadã, se colocou à disposição para que as pessoas possam ir à sua procura no momento que sentirem a necessidade.

“Eu acredito que foi uma manhã muito produtiva e gratificante. É muito importante fixarmos esses encontros, criar um aparelhamento e visar estratégias para ajudar essas pessoas. Foi um momento de diálogo e trocas de experiência com vocês (gestores), que vivenciam a realidade das escolas e alunos. Agradeço a participação de todos. Tenho esperança e fé que conseguiremos excelentes resultados” finalizou Andréa.

No próximo dia 28, das 8h30 às 12h, a capacitação será na Procuradoria-Geral de Justiça – Promotor Haroldo Franco, respectivamente, com diretores, corpo Técnico-Pedagógico e coordenadores de Núcleos de Práticas Restaurativas das escolas da rede privada e pública, com vistas a mobilizá-los a trabalhar o tema com seu público.

Serviço:

Luanderson Guimarães
Assessoria de comunicação do MP-AP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *