Congresso do Povo reúne moradores do distrito de Fazendinha

Não é possível pensar em políticas públicas sem levar em conta os interesses da população. O Congresso do Povo, em sua penúltima plenária, ouviu na noite de terça-feira, 15, moradores e lideranças do distrito de Fazendinha, que possui uma população, de acordo com o último censo demográfico, de mais de dez mil habitantes, e é um referencial turístico do município de Macapá.

Maria Francisca da Cruz, há 20 anos residindo no bairro denominado Chefe Clodoaldo, disse saber a importância desse espaço de escuta popular. “Nosso bairro precisa de muita coisa: iluminação, pontos de ônibus, limpeza, quadra de esportes. Participei do primeiro congresso e, apesar de não termos resolvido vários problemas, acredito que seremos atendidos durante o próximo período”.

Para Carlos Carvalho, 45 anos, vigilante, e um dos primeiros delegados eleitos desde a criação do congresso, cooperar ao longo da gestão de uma cidade é uma questão de confiança. “Represento a APA de Fazendinha e há 22 anos atuo como liderança na busca de nossos objetivos, porque entendo que esse lugar é nosso e por ele temos que ‘lutar’”.

A empreendedora Aldinéa Lima, 53 anos, trabalha no balneário do distrito comercializando alimentos e, pela primeira vez, participou de uma plenária. “Estou ansiosa para que tudo que falamos aqui seja realmente levado em consideração. Precisamos que olhem com mais carinho para a Fazendinha, um ponto turístico que deve ser lembrado durante todos os meses do ano”.

O Congresso do Povo, como processo decisório de formulação de novas políticas, ouviu tanto a região metropolitana quanto a rural para assegurar que as escolhas sobre as ações futuras da prefeitura ocorram respeitando a necessidade popular. A próxima e última plenária acontecerá no distrito do Bailique, no fim de semana, cuja finalidade é o conhecimento e identificação de todos os cenários que irão servir de guia para o planejamento governamental na construção do Plano Plurianual e na implementação de políticas para o desenvolvimento social e econômico do município.

Ruth Helena Carrera
Assessora de comunicação/Secsub
Fotos: Rui Brandão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *