Coronavírus: pesquisa aponta que queda da taxa de isolamento social mais rígido pode manter curva ascendente de casos de Covid-19 em Macapá

Apesar do Amapá liderar o ranking de estados com maior taxa de adesão ao isolamento social durante a pandemia do novo Coronavírus (52,03%), Macapá aparece entre as capitais com baixa e queda dos índices de pessoas em casa durante a quarentena. Os dados são da Empresa de Inteligência de Dados (Inloco) e apontam que o distanciamento vem caindo.

Na última terça-feira, 26, chegou a apresentar um percentual de 52,48% de queda, quando o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para controlar a doença é de 70%. Essa resistência em aderir a medida pode manter a curva ascendente de casos de Covid-19 na capital amapaense. Os dados mostram ainda que entre os dias 19 (terça-feira, início da restrição mais severa), e 24 de maio (domingo) os percentuais variaram entre 56% e 61%, um índice considerado negativo.

A pesquisa identificou ainda que na semana anterior ao isolamento mais rígido (12 a 18 de maio) os números apresentaram percentuais parecidos aos do início da quarentena, com variações entre 48% e 51% de adesão, o que significa que as pessoas ainda estão nas ruas, apesar das restrições mais severas. Com a rápida propagação do novo Coronavírus, que vem fazendo vítimas a toda hora, a medida mais importante para conter o contágio é o isolamento social mais rígido.

“Todo cidadão deve permanecer em casa, desde que possua esse privilégio, evitando ao máximo sair às ruas e a ter contato próximo com outras pessoas, mesmo que elas morem na mesma residência”, disse o secretário de Planejamento de Macapá, Paulo Mendes. De acordo com o prefeito Clécio Luís, a medida busca conter o contágio, que no atual cenário atinge uma curva ascendente de casos da Covid-19 em Macapá. O último boletim supera 3.300 infectados.

O isolamento social mais rígido tem ações preventivas e repressivas, inclusive, com a aplicação de multas. Até o próximo dia 29 haverá o rodízio de veículos. Quem precisar sair de carro, deve ficar atento ao dígito final da placa. O veículo que tiver a placa terminada em 1, 3, 5, 7 ou 9 só pode rodar nos dias ímpares. Os veículos com placas terminadas em 0, 2, 4, 6 e 8 só devem circular nos dias pares.

Mesmo respeitando o rodízio, os motoristas têm que justificar, ao serem abordados no bloqueio, o motivo de estar saindo de casa. Quem não seguir as medidas pode ter o automóvel retido. As fiscalizações devem seguir em toda a cidade, com monitoramento da saída das pessoas nas ruas e, ainda, o cumprimento do rodízio de carros, além do uso obrigatório de máscara pela população.

Primeiro dia de isolamento social mais rígido

No primeiro dia de isolamento social mais rígido, terça-feira, 19, a taxa de adesão chegou a 57,9% no estado. Quatro barreiras foram montadas em pontos estratégicos em Macapá, com 113 abordagens, entre motos e carros. Ao todo, 55 condutores foram notificados pela Companhia de Trânsito e Guarda Civil Municipal de Macapá.

Na ocasião, 2 mil máscaras foram doadas pelo projeto “Costurando Vidas” e mais de 50 pontos foram desinfectados pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, entre ruas, UBS’s, escolas e paradas de ônibus.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Mônica Silva
Assessora de comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *