Cortejo do Banzeiro do Brilho-de-fogo em homenagem à Macapá

No aniversário de 261 anos de Macapá, e a cidade mais uma vez terá o Cortejo do Banzeiro do Brilho-de-fogo nas ruas, tocando as músicas que falam das nossas tradições e cultura. É a quinta vez que batuqueiros, açucenas e crianças do jardim desfilam em homenagem à cidade, desta vez, com a expectativa de mais do dobro de participantes dos últimos anos. O Cortejo sai após a missa na antiga catedral de São José, e a concentração será às 8h, em frente à igreja.

O projeto Banzeiro integra a programação da Prefeitura de Macapá (PMM), que organizou uma extensa programação cultural e religiosa, com shows, celebrações, exposições, poesia, teatro e música. O Cortejo é uma vitrine da cultura amapaense, que transforma as ruas da cidade em um cenário onde pode ser apreciada a música regional, e o tradicional marabaixo é o pano de fundo para a apresentação, com os adereços, tambores, saias, flores, que remetem à esta legítima cultura amapaense.

Projeto Banzeiro

O Banzeiro é um projeto de inclusão musical, que foi pensado para promover a aproximação de moradores de Macapá com a cultura local, comumente ignorada ou confundida com dança e costumes de outros estados e religiões. O marabaixo, considerado a dança símbolo do Amapá, que é a base de diversas canções e produtos aqui produzidos, é o ponto principal do projeto, e foi em cima desta tradição que o Banzeiro foi concebido em 2014 por um grupo de artistas e produtores. Atualmente o batuque, outra tradição amapaense, foi incorporado ao projeto com a entradas dos pandeirões.

Oficinas musicais, de adereços e para fabricação de instrumentos foram realizadas no quilombo do Curiaú e outros espaços da cidade, abertas para o público, que foram criando afinidade com os costumes da cultura, e se aproximando de artistas que produzem, tocam e cantam músicas com a estética regional. Além das oficinas, o projeto promove os ensaios antes dos cortejos, que são três ao longo do ano, aniversário de Macapá, Cortejo de Verão e Aniversário do Banzeiro.

O Cortejo

O Cortejo é formado por batuqueiros, mulheres do Cordão de Açucenas e crianças do Jardim do Banzeiro. Os participantes não pagam nada para fazer parte do projeto, os instrumentos são do Banzeiro, as camisas doadas, as saias podem ser emprestadas para quem quiser sair no Cordão das Açucenas, e os adereços de mão também são emprestados. Além dos tambores, chocalhos e instrumentos de sopro, os metais, dão o tom nos cortejos. O projeto tem o apoio da PMM, que dá suporte para que as oficinas e cortejos sejam possíveis.

O Cortejo de Aniversário de Macapá sai aproximadamente às 9h, da frente da antiga catedral, segue pelas ruas São José, General Gurjão, Tiradentes, e Rio Vila Nova, onde será feita a homenagem ao músico e professor Nonato Leal, e em seguida chegam à praça Floriano Peixoto onde estará armado o palco. No final do Cortejo o Banzeiro faz uma apresentação com a cantora Patrícia Bastos, que dará início á programação da PMM, com a presença de artistas na praça, onde o público terá à também disposição, feiras e exposições, e á noite show com as escolas de samba do Amapá.

Mariléia Maciel
Assessoria de Comunicação – Projeto Banzeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *