Cultivares de mandioca e de capim adaptadas para o Amapá em exposição na TecnoAgro

Quatro cultivares de mandioca e duas cultivares de capim, adaptadas pela Embrapa Amapá para sistemas industriais de produção, estão em exposição na TecnoAgro Macapá, que faz parte do circuito de feiras agropecuárias coordenado pelo Governo do Amapá. O evento acontece de 25 a 28 de agosto, no Parque de Exposições Engenheiro Agrônomo Antônio Roberto Ferreira da Silva, no distrito de Fazendinha (Macapá-AP).

O Circuito TecnoAgro é um conjunto de feiras realizadas em municípios do Amapá para a exposição do potencial produtivo do estado. É voltado para produtores, além de instituições financeiras e de insumos que atuam no setor agrícola e da pecuária, como forma de incentivar e contribuir para a expansão do setor por meio de ciência e tecnologia.

Na manhã deste sábado, 26/8, o analista de transferência de tecnologias da Embrapa Amapá, agrônomo Walter Paixão, estará ministrando a palestra “Cultivares de mandioca para sistemas agroindustriais no Estado do Amapá”, onde abordará as características, benefícios e manejo das cultivares BRS Poti, BRS Mari, BRS Formosa e BRS Kariris, todos materiais lançados pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas-BA) e adaptados às condições climáticas do Amapá.

Outros materiais em destaque são as cultivares de capim – BRS Capiaçu e BRS Kurumi – que apresentam alto potencial de produção de forragem com excelentes características nutricionais, o que possibilita ao produtor de leite intensificar a produção animal com menor uso de concentrado. A Embrapa também levará aos visitantes da TecnoAgro é o manejo de mínimo impacto de açaizais nativos, a ser apresentado pelo pesquisador engenheiro florestal Marcelino Guedes, na tarde desta sexta-feira, 25/8.

A programação da TecnoAgro consta ainda de exposição de vitrines, com mudas agrícolas, provenientes dos Programas Reniva e Amapá Cacau. Os visitantes também poderão conhecer um espaço que reproduzirá uma unidade agrícola familiar com modelos representativos de criação de animais e produção de hortaliças.

Também haverá cursos para comunidade, praça de alimentação, espaço de artesanato, escolha da rainha, shows artísticos e rodeio; além de ambiente de exposição de materiais agrícolas. Este ano, o Circuito TecnoAgro já ocorreu no município de Porto Grande.

 

Serviço:

Dulcivânia Freitas, Jornalista DRT/PB 1063-96
Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Amapá
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Macapá/AP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *