Dança & Arte: grupo de bailarinas amapaenses fica em 1ª lugar na mostra competitiva do Festival Internacional de Ballet, realizado em Belém (PA)

No período de 19 a 23 de outubro, em Belém (PA), a Alegretto Studio de Dança, do Amapá, participou do 29º Festival Internacional de Dança da Amazônia (FIDA), realizado em Belém (PA), realizado pela Cia de Danças Clara Pinto, em vários palcos da capital paraense, como no Teatro da Paz, Teatro Estação Gasômetro e Boulevard Shopping Belém. As bailarinas amapaenses conseguiram o primeiro lugar na mostra competitiva na categoria infanto juvenil.

A primeira colocação veio para o Amapá pelo talento e performance de um grupo de quatro bailarinas, formado por Anna Júlia Assis, Gabriela Avelar, Giovanna Vaz e Maysa Pacheco, que apresentaram o quadro de dança denominado “Amigas”, coreografada por Janaína Pontes.

O Alegretto Studio de Dança conseguiu, também, o terceiro lugar no Festival, no Prêmio Coreografia, com bailarinos adultos.

“Vejo a Dança como um instrumento transformador de vidas, a Arte tem o poder de educar, de lapidar um ser humano, então quando pensei em levar minhas alunas para o FIDA foi com este objetivo de proporcionar pra elas arrepio na alma, tenho certeza que muito mais que o prêmio que foi consequência de um processo lindo de vivência, trouxemos na bagagem memórias afetiva, e tenho convicção que elas voltam diferentes do que foram. Receber a notícia do primeiro lugar foi a certeza de que fiz a escolha certa. Agradeço as nossas famílias, bailarinos pelo apoio incondicional. Agradeço a Deus por viver tantas momentos mágicos ao longo da minha vida que foi inteirinha dedicada a está a arte”, frisou a coreografada Janaina Pontes.

Mais sobre o FIDA

O festival é o 1º Festival Internacional realizado na região Norte e foi criado em 1994 com o objetivo de possibilitar aulas e intercâmbios com personalidades da dança do cenário nacional e internacional.

De acordo a coordenadora da Cia de Danças que realizou o Festival, professora Clara Pinto: “o FIDA se transformou em um aglutinador de grupos profissionais e iniciantes da dança. É esta troca continuada de experiência que tem promovido o crescimento da dança como alavanca do desenvolvimento cultural, também contribui socialmente ao possibilitar que crianças, adolescentes e jovens participem dos palcos alternativos gratuitamente”.

Elton Tavares

  • Elas fizeram um lindo trabalho em equipe, parabéns as bailarinas, e em especial a professora Janaína Pontes, que faz da arte uma inspiração, nosso estado precisa muito desse incentivo na arte e cultura.

  • Parabéns as meninas que fizeram uma linda apresentação 👏🏻👏🏻👏🏻
    Parabéns a Cia de Dança Allegretto 👏🏻👏🏻👏🏻 que preparou nossas bailarinas com muita técnica, mas tbm com muito amor, fator primordial para o sucesso de todo trabalho, por isso meus parabéns especial a professora Janaína Pontes que vive com tanta força e beleza a incrível arte de dançar.
    Meus parabéns cheio de orgulho e satisfação para o 3° lugar da coreografia, Due Lati, a qual minha filha Antônia Graziela fez sua estréia nos palcos do estado do Pará. Foi top, foi show 😍

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *