É penta: pela quinta vez Macapá é campeã no índice da Transparência da Covid-19

Nesta última divulgação do ranking da Open Knowledge Brasil (OKBR) –https://transparenciacovid19.ok.org.br/ – em relação aos dados da Covid-19, entre as capitais avaliadas, Macapá continua mantendo seu 1º lugar e apresentando toda a transparência nos dados epidemiológicos divulgados pelos portais oficiais.

“Buscamos manter a sociedade informada, sempre divulgando todas as informações da doença. Acreditamos que a transparência é a melhor forma de esclarecer e ajudar a população. Os dados também nos ajudam e nos norteiam para buscar combater e controlar a doença. Nos dão base para as nossas ações”, destaca o prefeito Clécio Luís.

Nesta última análise da OKBR (https://transparenciacovid19.ok.org.br/files/CAPITAIS_Transparencia-Covid19_Boletim_7_2.0.pdf), foi verificado que houve uma diminuição de pontuação em 12 capitais brasileiras em relação à avaliação anterior. De nove capitais que disponibilizaram dados atualizados, apenas três apresentaram todas as variáveis consideradas mínimas para monitoramento. Já 18 capitais brasileiras (69%) não publicam informações sobre os testes disponíveis.

Das 8 que publicam, apenas metade disponibiliza informações detalhadas por tipo de teste, e 6 capitais (23%) retrocederam na transparência sobre testes aplicados. Cinco delas deixaram de publicar quaisquer informações atualizadas no critério. Apenas sete capitais disponibilizaram microdados atualizados e com quantidade de variáveis mínimas para pontuar. Destas, só Macapá, Manaus e Fortaleza apresentaram todos os dados considerados para o monitoramento da doença.

Foram analisados os dados que são divulgados em relação à pandemia, gráficos, boletins, acesso e qualidade da informação. A coleta de dados ocorreu nos dias 24 e 25 de novembro de 2020. Nos portais da Transparência e Covid-19 da Prefeitura de Macapá são divulgados os dados epidemiológicos da pandemia, com os boletins atualizados com o número de contaminados e de exames, dados sobre atendimentos, taxa de isolamento, gráficos, número de consultas, testes realizados e outros que qualquer pessoa pode pesquisar no Portal da Transparência (https://macapa.ap.gov.br/coronavirus/).

Mesmo com os problemas que ocorreram em Macapá, no período de novembro, com o apagão, a equipe responsável pelo portal buscou manter sempre atualizadas as informações para a população, divulgando todos os dados. “A prefeitura vem sempre fazendo sua obrigação e divulgando os boletins diários, além de manter o portal com todos os dados epidemiológicos, com os números confirmados de contaminados, suspeitas, exames, número por bairros, quantas consultas e medicação foram feitas nas unidades de saúde do município. Nosso trabalho não parou, mesmo nos momentos mais críticos, com apagão e racionamento de energia, e todas as dificuldades que enfrentamos”, informa o ouvidor-geral, Magdiel Ayres.

O Portal Transparência integra várias áreas da prefeitura como a Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria, Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, responsáveis pelo Portal Covid-19, tem também a Secretaria Municipal de Saúde, Ouvidoria Geral e a Secretaria Municipal de Comunicação, que trabalham com o fluxo de informação, mantendo a população informada sobre a pandemia.

A OKBR (http://br.okfn.org), também conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária que atua no país desde 2013. Desenvolve e incentiva o uso de tecnologias cívicas e de dados abertos, realiza análises de políticas públicas e promove o conhecimento livre para tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente e participativa.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Pérola Pedrosa
Assessora de comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *