Ecocreche Tio João: crianças aprenderão saberes matemáticos a partir de vivências cotidianas

Desde seus primeiros anos de vida, as crianças recebem muitos conhecimentos e participam de situações que já começam a desenvolver seu raciocínio matemático, seja em suas brincadeiras ou em situações cotidianas, como a ida com outras pessoas a comércios, supermercados, dentre outros. É nessa perspectiva que a Ecocreche Tio João trabalhará o desenvolvimento de saberes matemáticos com as crianças na Empreendoteca.

Neste espaço, os professores irão propor aos alunos uma série de situações para que as crianças possam participar, criar e aprofundar suas experiências matemáticas, construídas a partir de suas vivências, transformando-as em conhecimentos mais sistematizados, por meio da experimentação, observação e exploração de novas descobertas.

Na Empreendoteca, elas terão disponíveis vários jogos, brincadeiras e objetos de brinquedo como balanças, frutas, cestas, galinhas e ovos, além de duas barracas, simulando um mercadinho e uma feira, onde, além de aprender, irão pôr em prática.

Nesse ambiente, as crianças irão vivenciar várias situações, além de aprender e conhecer os números, quantidades. Terão a oportunidade também de vivenciar situações do seu cotidiano, como o ir ao mercado. Nesta ocasião, irão começar a conhecer, por exemplo, o sistema monetário (que, no caso, será criado pela própria creche) e as moedas.

“Apesar das crianças serem pequenas, elas já experimentam essas situações quando vão ao comércio próximo de suas casas, que observa o pai, a mãe ou outra pessoa fazendo o pagamento. Quando vão ao posto de saúde, usam a balança para pesar, já conhecem as frutas, ou seja, as crianças já possuem esses conhecimentos do seu dia a dia. O que nós vamos fazer na creche é lapidar esse conhecimento”, explica a diretora da Ecocreche, Samara Sampaio.

Karla Marques
Assessora de comunicação/Semed

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *