Em alusão ao Outubro Rosa, ação de saúde vai atender mulheres em praça de Macapá

Programação especial do Outubro Rosa será na Praça Floriano Peixoto (Foto: Abinoan Santiago/Arquivo G1)

Por Rita Torrinha

Em alusão ao Outubro Rosa, campanha internacional de prevenção aos cânceres de mama e de útero, uma ação com serviços de saúde, cultura e lazer será realizada no domingo (1º) na Praça Floriano Peixoto, no Centro de Macapá. Os atendimentos para as mulheres iniciam às 16h.

No local, elas poderão solicitar requisição de mamografias, receber orientações de profissionais da saúde sobre o autoexame das mamas, realizar avaliação nutricional e testes rápidos de sangue.

Na programação cultural estão confirmadas apresentações musicais com as cantoras Silmara Lobato, Brenda Melo, Hanna Paulino, Ariel Moura, Loren Cavalcanti, Nani Rodrigues, Mayara Braga, Deize Pinheiro e Michelle Maycoth. A programação também conta com declamações de poesia.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que em 2017 criou para a campanha o slogan “Dê um like na sua vida”. A ideia é estimular e sensibilizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce dos dois tipos de câncer que mais afetam as mulheres.

Além da ação na Floriano Peixoto, a secretária municipal de Saúde, Silvana Vedovelli, diz que as Unidades Básicas de Saúde promoverão atividades de sensibilização durante todo o mês.

“Nosso objetivo é que o maior número de mulheres compreendam a importância de se fazer o auto exame para identificar ou descartar qualquer problema. E que se for identificado procurem imediatamente tratamento médico”, alertou a secretária.

A campanha também ganhará visual. A Praça Floriano Peixoto, o prédio da prefeitura e mais quatro UBS’s receberão iluminação rosa, para chamar atenção da população à causa.

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *