Em sessão histórica em Ferreira Gomes ALAP aprova projeto que beneficia jovem rural

A Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP) realizou no dia (31/08), a sua sexta sessão itinerante na Escola Estadual Professora Maria Iraci Tavares, no Centro Histórico, orla do Município de Ferreira Gomes, a primeira que acontece no município, região centro-oeste do Estado. A abertura dos trabalhos foi realizada pelo deputado Jaime Perez, primeiro vice-presidente, que compôs a mesa diretora com o prefeito do município de Ferreira Gomes, João Álvaro Rocha Rodrigues, presidente da câmara de vereadores do município, Arlei Isacksson, Defensor Público Geral do Amapá, José Rodrigues dos Santos Neto, deputada Edna Auzier, Jesus Pontes, Fabrício Furlan, Dr. Victor e deputada Liliane Abreu.

As atividades começaram com a ordem do dia, na qual foi aprovada, por unanimidade, projeto de Lei, que institui o Plano Estadual de Juventude e Sucessão Rural, de autoria do deputado Kaká Barbosa.

Também foi aprovado Moção de Aplausos, requerimentos e indicações de autoria de vários parlamentares, no total de 113 propostas aprovadas; todas voltadas para a região.

A presidente da ALAP, deputada Alliny Serrão (União), concedeu Moção de Aplausos ao senhor Helb Pinto Soares, diretor da Escola Estadual Professora Maria Iraci Tavares, no Município de Ferreira Gomes pela gentileza, boa vontade e todo o apoio desprendido para a realização da Sessão Itinerante da Alap que proporcionou ao legislativo estadual estar mais perto da população.

Alliny Serrão e o deputado Jaime Perez, também concederam Moção de Aplausos ao Senhor João Álvaro Rocha Rodrigues, prefeito de Ferreira Gomes, pela mesma dedicação em abrir as portas do município na busca por melhorias para seus habitantes.

O deputado Rodolfo Vale concedeu Moção de Aplausos ao senhor Givanildo dos Santos Muniz, morador do município de Ferreira Gomes, pela dedicação na gestão pública e pela atuação em defesa do funcionalismo público da Educação.

Entre os requerimentos aprovados, destaque para os de autoria do deputado Jack JK que requer a SEINF a construção de um Centro de apoio à pessoa com autismo e a construção de um Prédio para o conselho tutelar e, além da construção da “Casa do Artesão”, no Município de Ferreira Gomes.

O deputado Jory Oeiras também teve aprovado requerimento encaminhado ao governador do Estado,Clécio Luis onde requer que o Município de Ferreira Gomes passe a contar com um espaço humanizado e diferenciado para atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Várias autoridades, moradores e representantes de entidades e associações usaram a Tribuna do Povo.

O diretor da Escola Estadual Professora Maria Iraci Tavares, Helb Pinto Soares, foi o primeiro a usar o tempo. “Para nós foi uma honra podermos fazer parte na organização desse grande evento que acontece pela primeira vez no nosso município”, frisou.

A promotora de Justiça do município de Ferreira Gomes, Clarisse Alcântara Lax, contribuiu informando aos membros do legislativo estadual sobre as principais demandas da população que precisam de um olhar mais cuidadoso do parlamento. “Parabéns à presidente Alliny e a todos os parlamentares que se dispuseram a vir a Ferreira Gomes ouvir a comunidade que precisa de políticas públicas mais efetivas de acordo com as especificidades do local”, manifestou a promotora, filha do ex-servidor da Assembleia Legislativa, Lindoval Alcântara, que faleceu vítima de COVID-19 e hoje dá nome a um dos miniplenários do prédio administrativo da Casa de Leis.

Ao final, várias personalidades ferreirenses foram agraciadas com moção de aplauso. “Alegro-me em dizer que esta sessão itinerante é um dos passos de uma longa caminhada da Assembleia Legislativa rumo ao objetivo de interiorização das sessões para que alcancemos assim, a equidade entre os municípios”, destacou a presidente Alliny Serrão, agradecendo a população do município amapaense pela receptividade e acolhimento.

Texto: Everlando Mathias
FOTOS: Heider Torres e Olavo Reis
Dircom/Alap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *