Empreendedorismo: conheça Josivan Bracho um professor que se transformou em inventor

Açaí o precioso fruto servido na tigela como alimento ou sobremesa, já virou sorvete, recheio de chocolate, vitamina, sabonete, perfume e agora virou café e também molho de pimenta com direito a produção genuinamente amapaense.

O professor Josivan Bracho, deixou as salas de aula e montou um pequeno laboratório para produzir produtos feitos com insumos amapaense, e escolheu primeiro o açaí, fazendo o café de açaí, com grande aceitação do público estrangeiro, que segundo ele apreciam o sabor, devido aos benefícios nutricionais.

Ele sempre dá destaque as delícias da Amazônia, o Bracho, apelido que recebeu na escola, devido gostar muito da novela mexicana a Usurpadora, que tinha a vilã Paola Bracho, sua professora e colegas lhe atribuíram o nome que acabou virando sua marca.

“Sempre contava sobre a novela na escola, fazendo zoeira com as frases, naquela época já fazíamos os memes sem saber, um dia a professora me perguntou como vai a família Bracho, e ai pegou, nunca mais lembravam Josivan, sem o bracho. No Jari só me conhecem como Bracho”, relembra.

Mais que um empreendedor, Josivan é um amante da cultura amapaense, cresceu em Laranjal do Jari, nasceu no Maranhão, seu pai foi trabalhar em Monte Dourado e depois foi para a região do Jari. Se formou em Biologia e Física, chegou a trabalhar na prefeitura do município. Em 2011, a mulher dele foi fazer faculdade em Macapá e em 2013 foi chamado na cidade de Almerim para dar aula na rede pública. Em 2016, voltou para Macapá, estava apaixonado por nutrição e fui fazer a faculdade, pediu licença do concurso público.

Em Macapá a questão financeira apertou e viu que tinha que arrumar outra fonte de renda, começou a vender suplemento alimentar, e em plena pandemia, viu no café de açaí um produto diferenciado e com sua visão empreendedora, teria uma boa procura por outros lugares do pais e do mundo, e não errou, hoje vende mais para outros países do que para o Brasil.

‘Comecei a produzir um laboratório em casa, com a ajuda da família, e hoje estou produzindo também molho de pimenta e licor de açaí, e também de outros sabores, sempre buscando utilizar como fonte base os produtos regionais”, informa o empreendedor.

A pimenta já é um antigo desejo de Josivan tinha, desde Laranjal do Jari, quando visita seu amigo Paulo Godinho, que produzia pimenta em conversa.

“Meu fazia pimenta em conserva, e também colecionava, e eu pedia a ele, e me dizia que não, pois era muito cara. E lembro que disse a ele que ainda ia fazer uma pimenta daquelas”, relembra Bracho.

Hoje, Bracho está com uma intensa produção de molho de pimenta que inclui de dedo de moça, com tucupi e pimenta amarela, a famosa de açaí e outras, possui também licores, e está testando sua cachaça de jambu amapaense, com direito a tremer a língua e para quem não pode beber álcool, ele está preparando uma soda de gengibre, para o paladar mais infantil.

Recentemente esteve com a pimenta de açaí na feira do Festival Brasil Sabor e foi o item mais vendido, com mais de 500 produtos comercializados e com grande procura pelos empreendimentos como restaurantes, hambúrgueres e lanchonetes da cidade.

Os produtos podem ser encontrados na Casa do Artesão e também comercializados pelo instagram @brachooficialbr ou pelo número 96 98145-4163.

Assessoria de comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *