Escola SESI Amapá utiliza jogo Minecraft para ensinar conceitos de Geografia

Já pensou aprender conceitos importantes da disciplina Geografia por meio de um jogo eletrônico? Os alunos da Escola SESI Amapá tiveram essa experiência. A estratégia foi utilizada pelo professor Thallys Rosa, quando, em meio às aulas virtuais, inseriu o popular Minecraft no ensino sobre paisagem e espaço geográfico.

De acordo com o docente, o recurso foi utilizado com o objetivo de motivar os alunos, e, principalmente, ajudá-los a entender o conteúdo de uma maneira mais prática e divertida. O resultado: além do maior envolvimento dos estudantes, o desempenho nas atividades avaliativas foi visivelmente melhor, considerando a vivência tida na execução das tarefas propostas dentro do jogo.

“A pandemia nos impôs muitas dificuldades que refletem, inevitavelmente, no processo de ensino. Por isso, precisamos pensar em estratégias que motivem a participação dos alunos nas aulas. Os jogos eletrônicos são uma forma de conseguirmos alcançar isso. Dando teor pedagógico/educacional para eles, é possível estabelecer conexão entre os temas e o que ele tem para oferecer”, ressalta Thallys.

O professor explica que ao trabalhar nas turmas de 6º ano, os conteúdos paisagem e espaço geográfico, ele motivou os adolescentes a perceberem os assuntos, estabelecendo um paralelo entre o mundo virtual e o real.

Tudo começou com a exposição do conteúdo e depois ele passou a fazer demonstrações dentro do jogo. No Minecraft, Thallys mostrou aos alunos que era possível ver as duas categorias, assim como no mundo real. A ideia era permitir que eles percebessem que determinada ação vai significar uma consequência, tanto no mundo virtual quanto no real.

Em seguida, os estudantes colocaram a mão na massa. Utilizando o jogo, eles deviam criar paisagens naturais e culturais, descrevendo os elementos e explicando em qual categoria as construções se encaixavam. Quando as avaliações bimestrais chegaram, o professor pôde perceber que de fato a matéria tinha sido bem compreendida.

Para o jovem Alaf Miranda, estudar por meio do jogo foi muito divertido. Gosto muito do jogo de construções e sobrevivência. Espero que tenha mais experiências como esta”, comenta.

Artigo

A atividade tem rendido outros frutos. Após a aplicação da tarefa nas turmas, Thallys elaborou um artigo científico e submeteu ao I Congresso Latino-Americano de Ensino de Geografia. O trabalho foi aprovado e será apresentado no evento, que será realizado no período de 14 a 17 de junho, de maneira virtual.

Ascom SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
E-mail: [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *