Estudante e poeta de Mazagão representa o Amapá na 6ª Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa – Por Pat Andrade

Jânisson Videira

Por Pat Andrade

Um menino que gosta de mato, de banho de rio e pesca todos os dias – sozinho ou acompanhado pelo pai – para garantir a comida na mesa.

Tem uma família grandona, aliás. São seis irmãos e mais um que está pra nascer. Os pais são gente trabalhadora e honesta, que tem sempre aquele sorriso franco e uma boa cuia de açaí pra receber quem chega na casa humilde em Mazagão Velho.

Esse menino retrata em um poema o amor pelo lugar onde vive, descrevendo as festas, a cultura e a história de Mazagão. Mas também faz críticas aos governantes em seu primeiro trabalho. Uma promessa pra literatura.

Assim é o poeta menino Jânisson Videira, um pequeno mazaganense que representa o estado do Amapá na 6ª Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa.

O tema da OLP – este ano – foi O Lugar Onde Vivo e Jânisson foi campeão estadual, passando por várias etapas para chegar a São Paulo, onde disputa a etapa regional – a penúltima da competição.

O Encontro de Semifinalistas da categoria Poema acontece de 4 a 6 de novembro e alunos (as) e professores (as) de todo o Brasil se reúnem para participar.

Abaixo, o poema campeão:

Imagem do documentário, ainda em produção, sobre a festa de São Tiago, em Mazagão Velho. O belo trabalho é assinado pelo produtor, fotógrafo, cinegrafista e editor Aladim Júnior.

O lugar onde vivo

Nasci em Mazagão
Crescendo aqui estou
Eu gosto deste lugar
Porque feliz eu sou

Mazagão tem cultura
Festa aqui não vai faltar
Pois ele é o berço da tradição
Do estado do Amapá

Tem a festa de São Tiago
A batalha travada está
Entre mouros e cristãos
Mas só um vai ganhar

Eu amo meu Mazagão
Ele está em meu coração
Das terras deste lugar
Minha família tira o pão

Não queremos ser lembrados
Apenas naqueles instantes
Precisamos todos os dias
Dos olhares dos governantes

Este é o lugar onde vivo
Tem gente de todo jeito
Humildes, trabalhadores,
Que merecem nosso respeito.

Jânisson Videira

  • Para todos nós da comunidade e familiares do Janisson é motivo de orgulho pela primeira vez um menino simples Filho de pessoas trabalhadoras, aluno da Escola Centro de Atendimento Infantil e fundamenta Vó Olga ,só orgulho desde o primeiro momento já é um grande vencedor.
    # somos todos Janisson ##

  • Dedicatória a Jânisson Videira, parabéns pelo excelente trabalho que cresça nessa caminho do saber com muito sucesso.

  • Não posso deixar de manifestar o meu orgulho de ter feito parte desse momento e repercussão das olimpíadas de língua portuguesa. Sou coordenadora pedagógica da escola. Posso dizer que foi um processo bem longo… Envolveram formações e oficinas desde o início do ano. E posso dizer que nossa escola teve o privilégio de participar pela primeira vez nesse concurso tão importante das OLPs. E posso dizer de onde saiu esse poeta menino Janisson videira tem muito mais…escola Vó Olga/ Mazagão velho Amapá….grandes descobertas!!
    Amiga Paty Andrade, vamos fazer um projeto na escola, um sarau denominado Noite Cultural O lugar onde vivo” podemos contar com sua presença?
    Vamos dá visibilidade aos demais alunos que produzem poesia na escola, temos até aluno repentista ” aluno Geliton silveira.
    Paty gratidão amiga,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *