Festival de Contação de Histórias Criança Feliz será realizado neste sábado (9)

Neste sábado (9), a partir das 16h, no Quilombo Sankofa, acontecerá uma programação infantil pensada para a infância e para a família. O Festival de Contação de Histórias Criança Feliz propõe uma atuação coletiva com arteeducadores e contadores de histórias empenhados na garantia do direito de brincar e aprender, na perspectiva de uma educação com princípios amazônidas, no que tange à identidade, à linguagem e à imagem. Este evento é uma realização do Coletivo Amazonizando e do Grupo Zimba Cultura, que acontecerá no eco-casa de cultura Quilombo Sankofa.

São duas sessões de contação de histórias seguidas de uma atividade lúdica, mediada por profissionais com experiência na arte-educação. O Grupo Zimba Cultura desde 1993 atua nas regiões periféricas da zona norte de Macapá sempre tendo como ferramenta a arte a fim de reintegrar jovens a sociedades e a família.

O Coletivo Amazonizando é uma iniciativa que tem a intenção de amplificar as diversas narrativas de tradições e culturas amazônidas, através de múltiplas linguagens artísticas, entre elas, a contação de histórias, para contribuir com a formação da identidade territorial sob a perspectiva dos povos quilombolas, indígenas, ribeirinhos, parteiras e todas as personagens que mantêm a floresta de pé, atuando principalmente fora da Amazônia Brasileira.

Contadores de Histórias:

Suane Brazão – mestre Ivamar Santos Suane Brazão Bisneta de Maria Máxima bisavó paterna e de Joaquim Grande bisavô materno, quilombola amazônida nascida no Amapá, artista de múltiplas linguagens, desenvolveu a sua carreira artística a partir da dança e do Marabaixo (cultura tradicional dos povos quilombolas do Amapá, Patrimônio Imaterial do Brasil) entrou para as artes cênicas, produtora do Grupo de Jovens Zimba Cultura, escritora, idealizadora do coletivo Amazonizando, mantenedora das tradições marabaixeiras pelo mundo. Turismóloga, especialista em docência do Ensino Superior, pesquisadora, de temas como; soberania dos povos da floresta, tradições quilombolas da Amazônia, corporeidade e mulheres negras amazônicas.

Mestre Ivamar Santos – ativista do movimento negro desde os anos 70, pesquisador produtor cultural, coordenador do Coletivo Amazônizando, ator e dançarino, contador de histórias, pesquisador de territórios quilombolas. Especialista em Docência do Ensino Superior

As histórias contadas durante as duas sessões são autorais, escritas pelo mestre Ivamar dos Santos e por Suane Brazão, que contam histórias que exaltam as tradições locais, publicadas no projeto “Deixa que eu Conto”, uma iniciativa do Unicef no Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=niflr4scYY0

Serviço:

Festival de Contação de Histórias Criança Feliz
Data:09/10 Em duas sessões às 16:00 as 17:30
Local: Quilombo Sankofa.
Ingresso: R$15,00 reais e um kl de alimento não perecível
Assessoria de comunicação Coletivo Amazonizando [email protected]
Mais informações: 96 98133-5969

Assessoria de Comunicação do Festival

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *