Festival Gastronômico Sabores de Santana encerra com valorização das potencialidades regionais

Encerrou no domingo, 27, o Festival Gastronômico Sabores de Santana. A sua 2ª edição, que teve como tema “A melhor gastronomia do Brasil é de Santana”, foi muito além dos jantares que selaram os três dias do evento. Os visitantes puderam encontrar várias experiências gastronômicas e culturais, além dos prestigiados chefs que ofereceram aulas shows de culinária.

O prefeito Bala Rocha falou da importância do evento para o turismo e para economia local. “Apresentamos a melhor culinária do estado do Amapá, isso atrai o turismo, além de fortalecer a economia e a cultura local. O objetivo foi fortalecer o empreendedorismo santanense e levar mais diversão aos munícipes”, comentou o prefeito.

O festival apresentou 15 receitas inéditas com ingredientes que lembram a cidade-porto do estado do Amapá, além de fazer alusão ao trabalho talentoso da Chef Flora, empreendedora e moradora do município, que ganhou o disputado Prêmio Nacional Dólmã – categoria nacional, considerado o Oscar da gastronomia brasileira.

A diretora-presidente da Fundação Municipal de Cultura (Sancult), Elaine Araújo, avalia positivamente a realização do festival. “ Foi sucesso total. A Praça do Fórum esteve lotada nos três dias de evento, A Prefeitura e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) estão de parabéns por realizar um evento grandioso como esse”, enfatizou Elaine.

Degustou e aprovou

Marcos Ribeiro, morador da cidade vizinha, Macapá, foi prestigiar o festival e aprovou. Disse que na próxima levará a família para visitar o evento, que segundo ele, foi muito comentado também na capital onde mora. “A realização do festival gastronômico foi maravilhosa e os realizadores estão de parabéns, fiquei curioso quando ouvi os comentários lá em Macapá. Essa iniciativa levou em consideração o impacto que o isolamento social, em função da Covid-19, acarretou para os negócios. Agora é só felicidade, na próxima trarei toda a família para provar os pratos produzidos de forma caprichada”, comentou.

Entre uma degustação e outra, nos dois últimos dias, os visitantes aprenderam a preparar deliciosas receitas ensinadas nas aulas shows por grandes chefs como Suely Souza e Léo Modesto da gastronomia regional.

Chef Suely

Suely Rocha de Souza, mãe de 4 filhos, há mais de 30 anos trabalha com gastronomia, o que a levou a entrar nesse ramo, foi a necessidade de ajudar sua família, além de querer realizar um sonho, desenvolver o que mais ama fazer, cozinhar.

Iniciou em uma pequena lanchonete, e não parou por aí, foi quando criou o Bufê da Suely, conhecido por seus pratos mais variados, onde procura aplicar na prática todos os seus conhecimentos.

Chef Leo Modesto

Leonardo Modesto, iniciou como embalador de supermercado, teve a oportunidade de mostrar seus dotes culinários quando foi convidado a trabalhar na lanchonete da mesma empresa, ali iniciou sua jornada, após os elogios e aprovações de muitos, virou chef, o conhecido Leo Modesto, paraense que foi integrante da 3ª temporada do reality gastronômico Mestre do Sabor, apresentado pela TV Globo.

O festival foi realizado sob a organização da Prefeitura de Santana e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), com apoio do Governo do Amapá e Sebrae – AP, na Praça do Fórum, no bairro Vila Amazonas e reuniu empresas do setor gastronômico, entre restaurantes, pizzarias, docerias e outros, que serviram ao público, menus criados especialmente para o evento, ao preço de R$20 a degustação. Além dos sabores da terra, teve também o melhor da música no Palco Puraquê e a Feira de Artesanato.

Assessoria de comunicação da Prefeitura de Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *