Festival Pulso Norte: rock ‘n roll no interior do Amapá, com apoio do Governo do Estado

O rock amapaense tomou conta do município Ferreira Gomes com a terceira edição do Festival Pulso Rock, realizado pelo Coletivo Pulso Norte, Associação Norteando Artes e com apoio do Governo do Amapá, que credenciou para apresentações gratuitas atrações como Degrau Norte, Dezoito21, Farpaz, Tia Biló, Wedson Castro e VM Rock.

O evento aconteceu no sábado, 9, com objetivo de fortalecer a música autoral amapaense, além de promover a cultura musical e fomentar a educação através da educação em música, que incentiva o aprendizado e promove a integração cultural. Também houve mesa-redonda, oficinas temáticas e palestras junto com os artistas que integram o coletivo Pulso Norte sobre a produção musical do rock amapaense.

A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) realiza o credenciamento de artistas em apoio a diversos eventos do calendário oficial e iniciativas próprias de coletivos e entidades como forma de promoção da diversidade cultural e fomento da economia criativa no setor do Amapá.

“São eventos com objetivos importantes de difundir o conhecimento sobre a música, as artes e o acesso aos programas de fomentos desenvolvidos através dos editais promovidos pelo Governo do Amapá e demais entidades. É uma forma de ver produtores culturais dos 16 municípios integrando o cenário artístico cultural do estado”, reforça a secretária de Cultura do Amapá, Clícia Vieira Di Miceli.

O público que acompanhou o festival é composto pelos alunos da Associação Norteando Artes, criada em 2009, em Ferreira Gomes. O projeto já realiza oficinas e qualificações em áreas como teatro, arte circense, iniciação musical, informática e biblioteca.

A realização do festival fora do eixo urbano Macapá, Santana e Mazagão é vista como uma expansão das possibilidades para a produção musical autoral no estado.

“Esse é um evento idealizado pelas bandas, queremos valorizar o rock autoral aqui no estado e também criar mecanismos para levar a música para a formação de um público, queremos avançar e levar esse trabalho em áreas periféricas de Macapá, Pedra Branca do Amapari e Santana. É fundamental esse apoio que recebemos do Governo do Estado para garantir que esse objetivo seja alcançado”, destacou o cantor Wedson Castro, que também é professor voluntário no projeto Norteando Artes.

Texto: Rafaela Bittencourt
Foto: Geison Castro e Augusto Máximo/Divulgação
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *