Governador do Amapá assina ordem de serviço para pavimentação do ramal do Porto do Céu

Na segunda-feira, 27, o governador do Amapá, Clécio Luís, assinou a ordem de serviço para iniciar a 1ª etapa das obras de pavimentação do ramal do Porto do Céu, localizado no bairro Coração, em Macapá.

O trabalho vai impactar positivamente as 18 comunidades atendidas pelo ramal, que tinham o asfaltamento como uma reivindicação antiga.

“Em 86 dias de governo, a gente está lançando mais uma obra que é resultado de trabalho de muitas pessoas e que vai beneficiar muitas outras. É um ramal que vai sair da lama pura para um asfalto bem feito. Com isso, queremos ver aumentar as produções, ver as pessoas mais felizes aqui, que tenham acesso fácil a escolas, ao transporte coletivo, e outros serviços essenciais para o desenvolvimento da região”, afirmou o governador.

A primeira etapa da obra recebe investimento de R$ 686.282,53, do projeto Calha Norte, por meio de emenda do deputado federal, Vinícius Gurgel, mais contrapartida do Estado.

A pavimentação inicia pela área portuária na margem do Matapi em direção à Rodovia Duca Serra, asfaltando quase 700 metros de extensão. A intenção é pavimentar os 7 quilômetros do ramal em duas etapas de obras. Até conseguir os recursos para o projeto, o Governo do Estado fará a manutenção da via.

Benefícios para agricultores

Moradora do Porto do Céu desde que nasceu, Maria das Dores Silva, de 40 anos, é presidente da Associação de Moradores e Agricultores do Quilombo do São José do Matapi e pontua que o trabalho vai proporcionar desenvolvimento.

“Desde que nasci, eu vi a luta das nossas famílias pela melhoria desse ramal. Quando tiver pronto, ele vai nos dar acesso fácil a vários serviços, como os jovens poderem ir estudar em faculdade e também irmos em busca de saúde, pra fazer consulta. Com o asfalto, vamos poder lutar por uma linha de ônibus que vai nos levar até a cidade”, ressaltou.

A agricultora Faustina do Nascimento, de 70 anos, que mora há 12 anos na comunidade Vitória Porto do Céu, acredita que o ramal asfaltado deve ajudar a não perder as produções agrícolas das famílias que habitam a região.

“Eu me sinto muito feliz, tenho fé que vai dar certo e vamos ter nosso ramal preparado. É uma luta grande, já tivemos perda de material aqui dentro. Sem o asfalto, prejudica a produção. Vai mudar muita coisa, porque vamos conseguir cuidar melhor da nossa casa, da nossa agricultura familiar. Com o ramal pronto, sonho até em aumentar minha produção”, disse.

Obra

A Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap) é responsável pelos trabalhos de asfalto, drenagem, e calçamento de um trecho de 680 metros sem pavimentação, além da manutenção e conservação de quase 6 quilômetros do ramal.

“Além da pavimentação, o governo do Estado vai estar presente no Porto do Céu fazendo a manutenção do ramal e dando mais trafegabilidade e escoamento para as produções”, falou o secretário de Transportes, Valdinei Amanajás.

O deputado federal, Vinicius Gurgel, descreveu que o recurso conquistado na União atende a anseios dos milhares de moradores da região.

“Parece um trecho pequeno, mas ele contempla a área urbana. O asfalto vai melhorar muito a vida dessas pessoas. A gente tem um olhar sensível para trazer melhorias, porque aqui é importante para a nossa cultura popular e para o nosso desenvolvimento do Amapá”, destacou o deputado federal.

Assessoria de comunicação do Governo do Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *