Governo do Amapá faz busca ativa nos municípios para ampliar acesso à Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura

O Governo do Amapá está realizando uma busca ativa nos municípios para ampliar o acesso à Lei Paulo Gustavo (LPG) de incentivo à cultura. A ação teve início em Oiapoque e Mazagão e percorrerá todo o estado. O objetivo é garantir que os recursos cheguem ao maior número possível de fazedores de cultura, especialmente aqueles em áreas mais remotas e com dificuldade de acesso à informação.

Em Oiapoque, na quarta-feira (28), a secretária de Cultura, Clícia Vieira Di Miceli, esteve com uma equipe no Museu Kuahí dos Povos Indígenas, onde se reuniu com fazedores e produtores culturais para tirar dúvidas sobre a LPG e acolher demandas do setor cultural.

“Nossa vinda ao Oiapoque é uma forma de prestar conta de uma demanda da gestão que recebemos no início do mandato, e também faz parte do compromisso do governador Clécio Luís em ampliar o acesso às políticas culturais. Nós temos uma equipe da Secult contínua aqui no Museu Kuahí que, assim como as outras, vai seguir auxiliando os fazedores de cultura na inscrição de suas propostas, com isso, a gente espera que os municípios acessem o maior número de recursos possíveis”, enfatizou a secretária.

No extremo Norte do estado, participaram da reunião a Associação de Mulheres Quilombolas da Vila Velha do Cassiporé, Associação de Mulheres Indígenas em Mutirão, Associação dos Artesãos de Oiapoque, Associação Yakai Kani e o Conselho de Caciques dos Povos Indígenas do Oiapoque.

A iniciativa foi recebida com entusiasmo pelos produtores locais, como Jéssica Silva, da Associação de Mulheres Indígenas em Mutirão: “Nossa reunião com a secretária foi muito produtiva. Recebemos muitas informações sobre o Museu Kuahí, orientações sobre o acesso a recursos e a tramitação dos benefícios para os povos indígenas. Isso é muito bom para nós, mulheres artesãs, e para o museu”, destacou.

Em outra frente, a equipe da Secult atuou nas comunidades de Mazagão, palco de uma das maiores manifestações culturais do Amapá, a “Festa de São Tiago”, que vai celebrar 247 anos, em 2024, na Vila de Mazagão Velho.

Nesta quinta-feira, 29, uma equipe vai desenvolver os trabalhos no município de Calçoene, onde um encontro com os técnicos da LPG será realizado na Câmara de Vereadores. A busca ativa é um passo importante para garantir que a Lei Paulo Gustavo promova o desenvolvimento cultural e a inclusão social no Amapá.

Editais

O Governo do Estado, por meio da Secult, lançou dois editais distintos: “Maré Cheia” e “Latitude Zero”, que visam premiar a trajetória artística de profissionais da cultura e fomentar projetos em diversas linguagens, segmentos e manifestações culturais.

Para garantir que os recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG) cheguem ao maior número possível de pessoas, as equipes da busca ativa estão realizando reuniões com entidades e grupos culturais, palestras, oficinas, e atividades que levam informações, esclarecendo dúvidas e auxiliando e orientando os interessados sobre o processo de inscrição de projetos, garantindo que todos tenham a oportunidade de participar.

Confira a agenda de busca ativa:

Quinta-feira, 29

Município: Calçoene

Hora: 18h
Local: Câmara dos Vereadores
Sexta-feira, 1 de março

Município: Itaubal

Hora: 9h
Local: Câmara dos Vereadores
Município: Macapá

Hora: 10h
Local CUFA Amapá
Município: Cutias

Hora: 16h
Local: A definir

Texto: Alexandra Flexa
Foto: Arquivo/GEA
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *