Governo do Amapá garante reforço na educação e nomeia 523 novos servidores efetivos

O sistema de ensino da rede pública do Governo do Amapá ganhou reforço de 523 novos servidores efetivos, nomeados pelo governador Clécio Luís. A segunda turma de aprovados do concurso da Educação participou do ato solene na noite da terça-feira, 23, na Zona Sul de Macapá.

Com o reforço, foram nomeados 415 professores de diferentes disciplinas, 35 cuidadores, 15 pedagogos e 57 professores do atendimento especializado. Em janeiro deste ano, outros 545 novos profissionais foram nomeados e empossados pelo Governo do Amapá.

O concurso ocorreu em 2022 e com a segunda chamada, a Educação ganhou o reforço de 1.067 trabalhadores, sendo a maior nomeação realizada pelo Estado em 10 anos.

Os novos profissionais serão empossados no período de 26 a 30 de abril, conforme calendário conjunto da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e Secretária de Estado da Administração (Sead), publicado no Diário Oficial. Já a lotação dos servidores ocorre nos dias 2 e 3 de maio na Seed.

“Esses novos professores irão contribuir muito com o planejamento educacional voltado para o sucesso escolar dos nossos estudantes, para que eles tenham um aprendizado adequado e na idade certa. Os novos professores vêm para fortalecer a aprendizagem, o vínculo dos estudantes com esses profissionais e o pertencimento com as unidades escolares”, reforçou a secretária de Educação, Sandra Casimiro.

Próximas etapas

Após a lotação dos servidores, terá inicio o Curso de Formação. Para os cuidadores, o curso terá uma duração maior, chegando a uma semana. A previsão é que, após o curso, os servidores iniciem suas atividades nas escolas estaduais ainda nos meses de maio e junho, já reforçando o calendário escolar de 2024.

Novos servidores da Educação

O momento foi marcado por muita emoção, a professora Sandra Olimpo, de 49 anos, afirma que a aprovação num concurso tão concorrido como este é uma conquista valiosa na sua vida.

“Este momento é um misto de emoções que não dá para descrever. Muita gratidão a Deus por esta oportunidade, que veio depois de muita dedicação, uma conquista muito valiosa em minha vida. A sala de aula é minha maior inspiração para chegar até aqui”, declarou Sandra emocionada.

Entre os novos profissionais do magistério, está Rômulo Pinheiro, de 38 anos. Ele conta que estava ansioso para compor o quadro de professores da rede estadual.

“Me preparei muito para esse concurso. Sou formado em Letras e agora vou tirar o diploma da gaveta, esse momento é um sonho realizado. Sempre sonhei em dar aula, um professor nunca para de estudar, estamos sempre nos atualizando, me dediquei muito”, contou com alegria.

Texto: Alexandra Flexa
Foto: Jorge Júnior/GEA e Israel Cardoso/GEA
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *