Governo do Amapá monta planetário com simulações realistas do céu noturno na 52ª Expofeira

O Governo do Amapá montou um planetário móvel digital na 52ª Expofeira para oportunizar ao público ampliar os conhecimentos sobre astronomia durante a programação, que começa na sexta-feira, 29, no Parque de Exposições da Fazendinha, na capital. Com a estrutura, o objetivo é atender, especialmente, estudantes da rede pública.

O planetário é composto por uma cúpula inflável, um projetor altamente tecnológico que possibilita a sensação de realidade aumentada em 360°, caixa de som, ar-condicionado portátil e capacidade para comportar até 35 pessoas por sessão. No ambiente, haverá palestras e simulações realistas do céu noturno. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec).

“Levar um planetário para a 52ª Expofeira é muito significativo neste retorno do evento, pois é inovação pura que o Governo do Estado coloca à disposição da população amapaense, que, com certeza vai sair de lá com outra visão e entendimento sobre os corpos celestes”, disse o secretário de Ciência e Tecnologia, Edivan Andrade.

Com essa estrutura, a ideia é possibilitar aos alunos uma experiência imersiva única, que terá uma duração média de 30 minutos. As sessões para os estudantes ocorrerão das 9h às 11h e das 16h às 18h. Os demais visitantes da feira poderão visitar o planetário das 19h às 22h.

A expectativa é de que mais de 1,4 mil pessoas passem pelo planetário até o fim da maior feira de negócios do Amapá, que está de volta após quase dez anos.

Ciência e inclusão

As atividades no planetário vão iniciar na quinta-feira, 28, um dia antes da abertura oficial da 52ª Expofeira do Amapá, com uma sessão especial voltada para pessoas com deficiência atendidas pelo Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues, Centro de Altas Habilidades e Centro de Atendimento ao Surdo.

O planetário foi adquirido por meio de emenda parlamentar de R$ 1 milhão, articulada pelo ex-deputado federal Luiz Carlos.

Com o recurso, a secretaria já comprou dois planetários móveis, em um investimento de R$ 392 mil. Com o restante do valor, a Setec estuda adquirir um equipamento fixo, que poderá ser instalado em Macapá.

Texto: Kelison Neves
Foto: Divulgação.Fulldome Planetário
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *