Governo do Estado apoia 1º Festival do Açaí de Mazagão

O Governo do Amapá apoia a realização do 1º Festival do Açaí, a partir de sexta-feira, 10, no município de Mazagão. Serão três dias de programação, com feira empreendedora, concurso de beleza, gastronomia e geração de renda em um evento que vai evidenciar a cadeia produtiva de um dos alimentos mais consumidos pelos amapaenses.

A economia em torno do açaí movimenta mais de R$ 1 milhão em Mazagão todos os anos, tornando-se essencial para o desenvolvimento econômico do município, que possui 22 mil habitantes, compõe a Região Metropolitana de Macapá e também é conhecido pelas riquezas culturais e históricas.

O Festival irá valorizar os coletores, plantadores e produtores de açaí, desde as localidades do Rio Vila Nova ao Rio Cajari. Para isso, haverá exposições sobre o processo de produção até a preparação e degustação do fruto.

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer a rotina dos trabalhadores, entendendo de perto como o açaí é cultivado, colhido e transformado em produto final para o consumidor.

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) garante apoio para a programação cultural, oferecendo aos visitantes uma verdadeira imersão nas tradições locais. As atrações ainda serão divulgadas pela Prefeitura de Mazagão, mas já estão confirmados nomes como Fineias Nelluty, Rogério & Cia e Arthur Lorran.

“O Governo do Estado é parceiro de mais um importante evento que fomenta a economia e possibilita a atividade cultural, movimentando tanto o setor produtivo e fortalecendo o desenvolvimento sustentável”, reforça a secretária de Cultura do Amapá, Clícia Vieira Di Miceli.

Cadeia produtiva do açaí

Os organizadores do festival esperam atrair não apenas a comunidade local, mas também visitantes de toda a região, promovendo o turismo e a troca de experiências. Segundo o prefeito de Mazagão, Dudão Costa, a ideia é incluir o evento no calendário cultural e econômico da região.

“Esse festival do açaí vai fomentar toda a cadeia do açaí, desde a produção, da distribuição fluvial, do transporte, da logística, da fabricação, das roçadeiras, tudo que envolve a produção do açaí. Hoje, Mazagão, junto com as ilhas do Pará, é um corredor do açaí, escoando para Santana e Macapá, ou seja, temos uma possibilidade grande de fortalecer essa economia”, explica o prefeito.

Açaí na região

O evento possui metas, como fortalecer a gastronomia tradicional do açaí e o turismo; estimular o desenvolvimento da culinária local, fortalecendo a preservação do patrimônio cultural; produzir benefícios econômicos através da geração de renda por meio do turismo ligado às áreas de gastronomia, hotelaria e serviços; incluir a programação do Festival do Açaí no calendário municipal, fazendo desse evento parte do roteiro das agências de turismo; e consolidar a imagem de Mazagão como polo regional de turismo gastronômico e de lazer.

O açaí é um fruto icônico da Amazônia, conhecido por suas propriedades nutricionais e sabor inigualável. A produção e o processamento do açaí são uma parte vital da economia de Mazagão, envolvendo muitas famílias locais. Com o festival, o município pretende reconhecer a importância dessa indústria para a comunidade, proporcionando-lhe visibilidade e apoio.

Texto: Rafaela Bittencourt
Foto: Reprodução/Internet
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *