Grupo de Pesquisa do Campus Macapá inaugura Galeria de Arte Virtual

A pandemia do novo coronavírus fez o Grupo Pesquisa Pró-Educar, do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap), mobilizar estudantes e promover parcerias com outras instituições para fomentar a cultura amapaense. E foi nesse contexto que nasceu a Galeria de Arte Virtual (GAV-21), como um espaço expositivo de educação, arte e cultura para o Estado. A GAV-21 (www.gav21.org) estará disponível a partir do 13 de dezembro e expõe imagens criadas por estudantes que retratam realidades domésticas a partir do isolamento social.

Nove estudantes do Campus Macapá participaram do projeto “Habitando Desenhos”, desenvolvido pelo grupo Pró-educar: Educação, Geografização, Arte e Visualidades. Nele, os alunos produziram as imagens que foram criadas a partir da realidade pandêmica de cada um. Os trabalhos selecionados e que farão parte da galeria virtual passaram por seleção e curadoria de uma equipe formada pelo projeto GAV-21 em parceria com o Grupo de Pesquisa Nuupa da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Para o coordenador do Pró-Educar e líder da GAV-21, professor Ronne Franklim Dias, os trabalhos “são cheios de uma carga simbólica que traduzem anseios, sonhos, dificuldades e projeções, expondo subjetividades e fazendo emergir reflexões sobre si e o mundo”, contou. “A galeria oportuniza um acesso democrático, por meio virtual, com intuito de formação crítica de público a partir de produções de conteúdos capazes de reconhecer, comunicar e valorizar expressões regionais”, concluiu Dias.

Além de imagens, a galeria produziu conteúdos como biografias dos artistas expositores, glossário em artes visuais, além de disponibilizar links de artigos produzidos a partir de questões sobre arte e suas relações com a educação, cultura e o espaço amazônico. A GAV-21 possui duas modalidades expositivas: 1) Mostras Temáticas Educacionais, voltada para projetos de ensino em qualquer área da educação; e 2) Exposições de Artes Visuais, direcionada para atender produtores (renomados e iniciantes). Cada modalidade expõe 21 imagens.

Para apresentar os organizadores, curadores e expositores da GAV-21, serão realizadas duas Lives no formato de roda de conversa no canal TV Ifap no Youtube nos dias 13 e 14 de dezembro, às 10h. No dia 13/12, participarão os alunos expositores do médio técnico integrado do Ifap Emilly Eduarda, Érica Ramos, Fabiane Chagas, Paulo César, Yvi Caroline, Raylana Bastos, Miguel Lobo, Taynara Reis e Cristophy Morman, os quais somam 21 composições visuais na exposição “Habitando Desenhos”. Já no dia 14/12, participam os artistas Isaías Brito, Mapige e Haroldo Matos, que apresentam 21 trabalhos na exposição “Janelas”.

Sobre o Grupo de Pesquisa Pró-educar

O grupo de pesquisa Pró-educar: Educação, Geografização, Arte e Visualidades foi criado em 2020 e discute problemas que afetam a educação sob aspectos do local amazônico e suas dimensões geográficas, artísticas e culturais, transversalmente, conectadas por sistemas simbólicos, institucionais e imaginários, construindo propostas críticas de compreensão dessas realidades territoriais e sociais fundamentadas em bases científicas, que dialoguem com a complexidade do cotidiano a partir do conjunto de práticas e saberes profissionalizados, institucionalizados ou informais das comunidades envolventes.

Serviço:

Jacyara Araújo, jornalista do campus Macapá
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *