Hoje é dia da Maria. Da Maria Izabel – Por Telma Miranda – @telmamiranda

Por Telma Miranda

Falar de Maria Izabel, ou simplesmente da BEL, é falar de uma mulher que sempre esteve à frente de seu tempo, feminista quando sequer se ouvia falar do termo, empreendia antes do verbo ser tendência, trabalhava, criava, transitava e brilhava, quando a regra era a mulher estar atrás ou se deixar subjugar.

Durante MUITO tempo eu fui filha dela, que só tinha um filho, o Aurélio, dois anos mais velho que eu. Apresentadora na TV Amapá, eu criança amava ir junto quando ela ia apresentar o jornal e ver a mágica acontecer, que era o que minha cabeça infante imaginava ser o processo de capturar a imagem e transmitir nas televisões.

Cerimonialista requisitada, eu acompanhava a produção dessa mulher linda, por dentro e por fora, a maquiagem, as roupas glamourosas, o cabelo sempre impecável e sonhava crescer e ser como a BEL, que apresentava bailes e eventos diversos e que sempre fez tudo que se propõe a fazer, muito bem feito.

Jornalista, feminista, sempre antenada com a moda, tanto que estudou designer e desenhou coleções de repercussão nacionais, sempre valorizando as raízes amazônicas. Exigente, principalmente consigo, sempre procurou/procura ler, estudar, se aprimorar, melhorar cada vez mais, como se o diamante que é precisasse de mais lapidação.

Com ela aprendi TANTA coisa. Aprendi a ser dona de mim mesma, que tenho voz e vez, aprendi que tenho o direito de tentar até conseguir, aprendi que posso subir e descer, entrar e sair, sempre com gentileza, elegância e educação, aprendi a ser vaidosa, aprendi que a vida é feita de cores e nuances que eu mesma devo usar onde eu quiser.

Aprendi que posso mudar de ideia. Aprendi que mulheres sempre serão julgadas e diminuídas e que precisamos nos unir sem julgar, e sua preocupação com a causa era tanta que fundou Instituto de Mulheres do Amapá, primeira instituição que tive contato ainda criança com conceitos que foram determinantes pra a formação de meu juízo de valor como mulher.

Aprendi que posso ser vaidosa, bonita, inteligente, feminina e ao mesmo tempo forte, determinada, aguerrida e feminista. Aprendi tanto que quem a conhece, a enxerga em mim, nos meus gestos, jeito e trejeitos e quando isso acontece eu me encho de orgulho pois parecer com ela me honra muito.

Aí veio a Mari e eu “fiquei pro canto”, mas a felicidade dela, mesmo com tantas dificuldades diante da fragilidade de sua então bebê, era linda de se ver. E a Mari tá aí cada vez mais linda, fazendo par com o Au, deixando essa mulher que sempre foi plena e completa, ao lado do Paulo, seu marido, mais realizada ainda.

Hoje é dia da Maria, como eu a chamo carinhosamente para pegar no pé dela. Hoje é dia da Maria Izabel, minha tia, irmã amada da minha mãe, Miranda raiz, cheia de amor, cuidado, que sempre acarinha e com quem já tive grandes conversas e enormes lições.

Hoje é dia dessa mulher que eu amo muito e me orgulho de ser sobrinha, de quem já fui filha emprestada e que sempre terá um espaço especial na minha vida e história. Te amo MUITO, Maria! Um abraço quente pra ti, aí em Curitiba, pra aliviar o frio e aquecer teu coração.

* Telma Miranda é advogada, fã de literatura, música e amiga deste editor.

  • Conhecer e reconhecer quem.somos , de onde viemos , e saber que para chegar onde estamos muitas mulheres fizeram caminhos e trajetórias..
    Parabéns minha irmã, Re amo , e amei a descrição do amor que a Telman tem por você!
    Uma viagem …

  • Show, está sobrinha está cada vez escrevendo maravilhosamente bem , fico orgulhosa e feliz, parabéns sua linda.

  • Simplesmente perfeito! Traduz minimamente a riqueza máxima de uma mulher que tem brilho na alma, sutileza e um coração gigante. Izabel Miranda, merece todo o carinho transcrito nessa homenagem de amor profundo💖
    PARABÉNS👏👏👏

  • Que linda, as Mirandas são tão maravilhosos.
    Parabéns Bel, não a conheço ainda, mas já ouvir falar muito de vc. Sou amiga de suas sobrinhas Ane Pinheiro e telma Miranda. E pelas palavras delas parece que conheço vc há anos, Desejo vida longa e prosperidade ❤️ 🙏 parabéns 🎉🎇

  • Izabel – essa é a mulher que vc é , talvez esteja adormecida , mas não , sabe quem a ama e sabe amar a família, quer a felicidade de todos , por isso é como é, vencedora por algo maior , por isso cresceu , se aprimorou, para sempre saber onde estava e onde quer ir. Agora com todos crescidos – sem trauma de ninho vazio – busca completar-se encontrando com seus pares a felicidade que merece e que faz jus . Izabel e família feliz aniversário

  • Perfeita homenagem feito para esta pessoa espetacular Izabel Miranda que tive o prazer de conhecer e estudar junto. Mulher inteligentissima de personalidade admirável. Vida longa para você querida.

  • ….”Aprendi tanto que quem a conhece, a enxerga em mim”.
    Muitos nos deixan marcas; mas o que fica são as marcas de valor. A que pagam o preço de alguém que se dispôs por nós.

    Lindo texto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.