Hoje é o Dia da Visibilidade Bissexual! – Por @cellenunes

Criado em 1999, por ativistas dos direitos bissexuais dos Estados Unidos, o dia 23 de setembro celebra a Visibilidade Bissexual no mundo inteiro. E apesar da discussão liderada pelos representantes do “B” da sigla LGBT ter ganhado grande espaço ao longo dos anos, muitos são os estigmas impostos sobre essa comunidade, chamados de “promíscuos”, “indecisos”, “complicados” e “confusos”, (Pré) conceitos que não passam de estereótipos negativos que precisam ser combatidos, muito mais hoje, no dia em que visibilidade é sinal de luta e resistência.

Invisíveis

Além da invisibilidade e do preconceito, de acordo com o American Institute of Bisexuality (AIB), a maioria dos bissexuais não sai do armário por estarem em relacionamentos com alguém do sexo oposto e não são abertos sobre sua orientação.

Respeito

O mais coerente quando pensamos em discussão sobre orientação sexual é entender que respeito deve pautar qualquer conceito, mesmo que este fuja da nossa compreensão pessoal.

Então, nesse dia em que mais uma celebração por liberdade e escolha tem seu dia registrado no planeta, que os membros desse segmento encontrem apoio entre os que amam e segurança para demonstrar o que trazem dentro de si. Que políticas públicas sejam voltadas para a comunidade LGBT como um todo, e que dentro da própria comunidade, não haja espaço para o preconceito e o desamor.

Marcelle Nunes – Jornalista
Com informações do American Institute of Bisexuality e Agência Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *