Hoje é o Dia Mundial do Design Gráfico – Meus parabéns aos criativos profissionais!

Nesta terça-feira (27) é celebrado o World Graphics Day, Dia Mundial do Design Gráfico. A comemoração, de iniciativa do International Council of Graphic Design Associations (Icograda),visa homenagear esta profissão essencial para a comunicação visual no mundo. A data é festejada desde 1995, em memória da fundação da Icograda, em 27 de abril de 1963.

“Design” é a palavra em inglês para desenho e o profissional que trabalha nesta área é chamado de designer. Estes profissionais são, em sua maioria, criativos e bons desenhistas gráficos. São responsáveis por cuidar da identidade visual da instituição, empresa e produtos. Também atuam em peças, animações, embalagens, elaboram logotipos, formatam panfletos, outdoors, páginas da internet, games e dispositivos móveis, como celulares, smartphones e tablets, etc.

Aliando técnica e criatividade, o designer gráfico é capaz de criar produções visuais que ajudam a transmitir uma mensagem ou despertar emoções nas pessoas. O trabalho destes “feras” é aplicado nos mais diferentes setores, desde o setor da publicidade e propaganda, passando por editoras, diagramação de livros e revistas, elaboração de cartazes, etc.

Existem várias ramificações dentro desta profissão, como Design gráfico, Design de produto, Design visual, Design de moda, Design industrial, Design de interação e Web Design.

Portanto, hoje rendo homenagens a estes engenhosos profissionais. Conheço alguns designers talentosos como Adauto Brito, Bruna Cereja, Vandy Ribeiro, Marcelo Corrêa, Bruno Santos, Andrew Punk, Alex Silveira, Cybelle Andrade, Bruno Masim, Ricardo Toledo, Rogério Araújo, Gláucia Lobato, Kelly Pantoja, Rogério Queiroz, Camila Karina, Julyane Costa, Yasmin Brito, Ana Beatriz Santana, Giuliana Sanguinete e Nina Ellen. Entre outros amigos que não me vieram à memória neste momento.

Aos queridos competentes e criativos, que aliam a imagem ao texto ou ideia com muita sensibilidade e talento, meus parabéns!

Elton Tavares
Fonte: Calendarr Brasil

*Só uma coisinha, essa sessão de Datas Curiosas deste site incomoda alguns, que chegaram a reclamar de tais registros. Ainda bem que todo dia é dia de alguma profissão ou atividade. Desse jeito dá pra elogiar os familiares e amigos. Acreditem, tem gente que não gosta. Mas são somente os amarguinhos que encontramos pela vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *