Honraria e reconhecimento: promotora de Justiça do MP-AP recebe medalha Mérito Tamandaré

O promotora de justiça e secretária-geral do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Ivana Franco Cei, participou nesta segunda-feira (4), da cerimônia militar de imposição, realizada na sede da Capitania dos Portos (CP), no município de Santana. Na ocasião, a membro do MP-AP recebeu do capitão de Fragata da Marinha do Brasil e comandante da Capitania dos Portos, Fernando César da Silva, a “Medalha Mérito Tamandaré”, como reconhecimento pela sua atuação em defesa da sociedade.

Na ocasião, a desembargadora do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Sueli Pini, também recebeu a medalha por relevantes serviços prestados ao Estado.

Medalha Mérito Tamandaré

Criada pelo Decreto n° 42.111, de 20 de agosto de 1957, destina-se a agraciar as autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil, honrando seus feitos ou realçando seus vultos históricos.

A Medalha é forjada em metal, na forma redonda, sobreposta a duas âncoras cruzadas, tendo, no anverso, a efigie de Tamandaré, com a legenda “ALMIRANTE TAMANDARÉ” e, no reverso, entre palmas em arco, a inscrição em sete linhas “A MARINHA BRASILEIRA AO SEU GLORIOSO PATRONO 1957”.

Com condições essenciais para merecê-la, destacam-se: qualidades morais e profissionais, comprovada competência; e exação no cumprimento do dever; em se tratando de estrangeiros, acresce-se, ainda, a simpatia e afeição pela Nação Brasileira e sua Marinha; entre os civis, de um modo geral, considera-se a ação destacada e eficaz em prol dos interesses e do bom nome da Marinha do Brasil.

“A agraciada é parceira institucional de vários anos na integração entre a Marinha do Brasil e sociedade amapaense”, comentou o comandante.

“A Marinha do Brasil tem um trabalho maravilhoso levando saúde e cidadania para as comunidades ribeirinhas. Sua atuação é importante em nossa região. Por isso sempre apoiamos as ações navais no Amapá. Essa condecoração é um reconhecimento pelo nosso trabalho junto à instituição, para a melhoria da qualidade de vida do povo do Amapá. Estou muito feliz pela honraria”, comemorou a promotora de Justiça.

Participaram do evento os desembargadores Carlos Tork (presidente do Tjap), João Lages, Manuel Brito, juíza Stella Simone e o prefeito de Macapá, Clécio Luís, o comandante do 4º Distrito Naval, vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, o presidente da Sociedade Amigos da Marinha do Amapá (Soamar), Glauco Cei, além de familiares e convidados dos agraciados com a medalha.

Serviço:

Elton Tavares
Assessoria de comunicação do MP-AP
Contato: (96) 3198-1616
Email: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *