Igarapé do Lago: Prefeito Bala Rocha participa de lançamento de livro sobre a comunidade quilombola

Uma das comunidades quilombolas mais conhecidas e tradicionais do Amapá ganhou um livro à sua altura. Intitulado “Igarapé do Lago: História e Memória”, a obra é de autoria do professor e escritor José Maria Pereira e registra de modo cronológico e historiográfico inúmeros acontecimentos que antecederam a formação da comunidade, que hoje é um distrito do município de Santana.

O lançamento ocorreu no sábado, 24, no Centro de Cultura e Arte Bi Trindade. O prefeito Bala Rocha, acompanhado da vice-prefeita, Isabel Nogueira, e outras autoridades civis, prestigiaram a ocasião, na qual foi organizada uma programação para comemorar o momento. Batuque e samba-enredo fizeram parte do cronograma.

O prefeito Bala descreveu o trabalho do professor como “uma obra rica para as próximas gerações”.

“O livro é uma grande fonte de informações sobre um lugar maravilhoso que é o Igarapé do Lago, e certamente será de grande utilidade para as futuras gerações”, destacou.

Para o escritor, também natural daquela região quilombola, a satisfação de lançar uma obra desse tipo mostra sua contribuição para aqueles que desejam conhecer mais a fundo uma das comunidades mais antigas do Amapá.

“Deixo minha participação junto ao meu povo com esse trabalho. Ganha o meu Igarapé do Lago, ganha o Amapá e, principalmente, nossa história”, disse o autor.

O evento de lançamento integra a mesma ocasião em que a Escola de Samba santanense Império do Povo também estará homenageando a comunidade do Igarapé do Lago, sendo esta o tema do samba-enredo a ser apresentado no Carnaval 2024.

A obra

Com mais de 110 páginas, “Igarapé do Lago: História e Memória” é de autoria do amapaense José Maria Pereira e resulta de um longo trabalho de mais de três décadas de pesquisas orais e documentais.

O livro apresenta registros cronológicos do desenvolvimento econômico, social e religioso da comunidade, incluindo a implantação do sistema educacional e a chegada do fornecimento de energia elétrica 24 horas na região.

Emanoel Jordânio
Assessoria de Comunicação/Sancult

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *